Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Collor é eleito presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado

4/3/2009

Adriana Vasconcelos - O Globo; Agência Senado

BRASÍLIA - Por 13 votos a 10, e com a ajuda de fiéis aliados de de Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Fernando Collor (PTB-AL) foi eleito presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado na disputa com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Por aclamação, o senador Eliseu Resende (DEM-MG) foi escolhido vice-presidente. 

Líder da bancada do PMDB, Renan, que em 2007 renunciou à presidência do Senado para escapar da cassação, se empenhou pessoalmente nos últimos dias para garantir a vitória de Collor, ex-presidente da República que enfrentou processo de impeachment em 1992. A eleição do senador de Alagoas, de quem Renan foi líder de governo, é resultado do acordo que permitiu a vitória de José Sarney (PMDB -AP) nas eleições para presidente do Senado, em janeiro, e pode azedar ainda mais a relação PT/PMDB no Congresso.

 
Para derrotar Ideli, que apoiou a candidatura de Tião Viana (PT-AC) para a presidência da Casa, Renan designou para a comissão sua mais fiel tropa de choque - os senadores Wellington Salgado (MG), Gilvam Borges (SE) e Almeida Lima (SE) - em substituição a nomes de peso do partido, como Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO), que haviam lhe comunicado a intenção de votar na candidata do PT.

Eleições em 11 comissões permanentes
Nesta quarta-feira, as 11 comissões permanentes do Senado reúnem-se para a eleição dos seus presidentes e vices para os próximos dois anos. Cabe às comissões, entre outras atribuições, discutir e votar projeto de lei, realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil e convocar ministros ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestar informações sobre assuntos relativos às suas funções. A mais importante delas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), analisa a constitucionalidade dos projetos antes de irem ao plenário.

Pouco antes de ser eleito, Collor disse que um de seus objetivos é colaborar com a aprovação de medidas em favor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Collor lembrou o episódio em que não foi respeitada a proporcionalidade partidária para eleição de presidente da comissão, no caso a escolha de Cristovam Buarque (PDT-DF) para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte na última eleição.

Já a senadora Ideli Salvatti defendeu a proporcionalidade partidária na escolha do presidente da comissão e disse que o PT escolheu a comissão para presidir dada a sua importância estratégica, sobretudo neste momento, em que o país sofre as consequências da crise financeira mundial.


O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi eleito presidente da CCJ do Senado. Após a eleição, Demóstenes anunciou que pretende conferir prioridade a alguns projetos, citando a reforma política e matérias que possam combater o excesso de medidas provisórias e que versem sobre segurança pública, agilização das leis e regulamentação da Constituição.

A eleição de Demóstenes só não foi por unanimidade porque o senador Pedro Simon (PMDB-RS) preencheu equivocadamente a cédula de votação. O senador fez questão de esclarecer o erro, num esforço para retificar o voto, mas o resultado não pôde ser alterado: 22 votos a favor de Demóstenes e um contrário.

Azeredo é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Azeredo agradeceu o desprendimento de Collor, que abriu mão da disputa para se chegar a um consenso para a escolha do presidente da comissão.

Por unanimidade, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Para vice-presidente, os senadores da comissão escolheram, também por unanimidade, o senador Cesar Borges (PR-BA).

Garibaldi é escolhido para Comissão de Assuntos Econômicos
Em uma eleição tranquila, sem disputas, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) escolheu os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Delcídio Amaral (PT-MS) para exercer os cargos de presidente e vice-presidente do colegiado, respectivamente.

- Essa foi a eleição mais fácil a que concorri. Não pedi voto e fui honrado com essa manifestação de confiança por comissão tão importante - declarou Garibaldi, após a divulgação do resultado.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) foi eleita, por unanimidade, presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A vice-presidência da comissão será exercida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), eleito na mesma reunião. A senadora prometeu "olhar com carinho" para a área de saúde, um dos assuntos que estão sob a responsabilidade da CAS.

Valter Pereira na Agricultura; Flavio Arns em Educação
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) foi confirmado como o novo presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Ele concorreu em chapa única - acompanhado pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que será o novo vice-presidente do colegiado. Por unanimidade, o senador Flávio Arns (PT-PR) foi eleito, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) foi eleita vice-presidente.