O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), usou a tribuna na sessão desta quarta-feira, 11, para pedir que o governador Marcelo Déda venha a público se pronunciar sobre informações que têm saído na imprensa nacional sobre a possibilidade de o Banco do Estado de Sergipe (Banese) ser comprado pelo Banco do Brasil. "Insistentemente tem saído notas na imprensa nacional, em média duas vezes por semana, sobre a compra do Banese pelo Banco do Brasil e o governador está calado, ninguém está respondendo nada, deixando os sergipanos preocupados", disse.
Durante seu pronunciamento, o deputado progressista citou nota publicada no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, na coluna Panorama Político, que dizia que quando o governo Lula chegar ao final possivelmente não haverá mais nenhum banco estatal. Diz a nota que o BB já adquiriu o Banco de Santa Catarina (Besc), do Piauí (BEP) e a Nossa Caixa, de São Paulo, e que estaria em processo de negociação para comprar o Banco de Brasília (BRB) e realizando auditoria para definir o valor do Benestes, banco estatal do Espírito Santo. Segundo a nota, os próximos alvos do Banco do Brasil seriam o Banese e o Banco do Pará (Banpará).
Por conta das insistentes notas, o deputado Venâncio Fonseca disse que é preciso que o governador saia com uma nota esclarecendo essa situação. "Onde há fumaça há fogo e é bom o governo se pronunciar nesse sentido", afirmou o líder da oposição.