Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Grávida pode ter morrido por dengue

13/3/2009

Uma mulher grávida de dois meses morreu ontem no Hospital de Urgência de Sergipe (HUse), com suspeita de dengue hemorrágica. Daiane Germana, do município de Capela, estava doente há nove dias. Ela era um dos cinco casos investigados com suspeita de dengue hemorrágica em Sergipe, de acordo com as informações passadas na tarde de ontem pela Assessoria de Comunicação do hospital. Outro caso é o de um homem de 35 anos de idade, oriundo de Lagarto, que deu entrada na unidade hospitalar na última segunda-feira e que até o final da tarde de ontem continuava internado. Até o momento, são três casos confirmados de dengue hemorrágica: um paciente de Lagarto, outro de Aracaju e o terceiro de Cícero Dantas, na Bahia. A Assessoria de Comunicação do Huse informou ainda que os casos começaram a surgir no final do mês de fevereiro.

Ainda em Lagarto, município distante 75 quilômetros da capital, uma adolescente de 14 anos de idade apresentou, esta semana, sintomas do modo clássico da doença, dentre eles, sangue nos vômitos, segundo dados fornecidos pelo assessor de Comunicação da prefeitura local, Alex Dias. As informações que chegaram à secretaria da Saúde local é que a garota foi atendida no Hospital Nossa Senhora da Conceição, uma unidade filantrópica instalada na cidade, e que já está em casa, embora continue sendo medicada. “Até onde sabemos, os exames para diagnosticar a doença já foram realizados e estamos apenas aguardando os resultados”, disse.

Pelos dados divulgados no site da Secretaria de Estado da Saúde, o www.ses.se.gov.br, de janeiro a junho do ano passado o município registrou 319 casos da doença, sendo 297 do tipo clássico, sete com complicações e 13 do tipo hemorrágicas. O assessor falou ainda que o poder público municipal, em parceria com a SES, já iniciou uma verdadeira força-tarefa de combate ao vetor transmissor do problema, com ações de conscientização da população e de visitas às residências, visitas que estão sendo feitas pelos agentes municipais de saúde e de endemias.

De acordo com o último levantamento de dados realizado pelo Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, já foram notificados, até o momento, 203 casos de dengue em Sergipe, sendo que deste total 30 já foram confirmados, dois dos quais como do tipo hemorrágica.

Também com base nos números divulgados pela SES no ano passado, de janeiro a 27 de novembro foram notificados 34.798 casos da doença. Deste total, 25.665 foram confirmados, sendo 402 do tipo hemorrágico e 755 com complicação.


Texto: Andréa Moura  - JORNAL DA CIDADE