Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Senador Almeida Lima é eleito presidente do Orçamento

24/3/2009

Foi instalada na tarde desta terça-feira, (24) a nova Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional que se encarregará da elaboração do Orçamento da União para o exercício financeiro de 2010. A sessão foi presidida pelo Deputado Mendes Ribeiro-PMDB/RS que, após declarar instalada a comissão, procedeu a eleição do novo presidente que terá mandato até março de 2010. A comissão que é composta por 31 Deputados Federais e 11 Senadores, com igual número de suplentes, elegeu, por aclamação, sem nenhum voto contrário, o Senador Almeida Lima do PMDB de Sergipe.

O senador sergipano foi saudado pelos parlamentares presentes e, ato contínuo, convidado à Mesa para assumir a presidência da comissão. O senador agradeceu a todos os seus pares – deputados e senadores – pela confiança em entregar-lhe a presidência de tão importante comissão, e acrescentou que o seu agradecimento não representava um gesto formal, mas um agradecimento de coração por ter sido uma outorga de poderes muito grande e só inferior à conferida pelo povo sergipano quando lhe elegeu Senador da República. Disse, ainda, que passaria a presidir a comissão de forma coletiva, ouvindo a todos e trabalhando para a formação de consensos, e que a nova Comissão do Orçamento passava a ter a missão de elaborar um instrumento orçamentário que viabilize as condições necessárias para diminuir as consequências danosas da crise econômica.

 Indicação

 No processo da eleição, coube ao Senador Francisco Dorneles-PP/RJ, integrante do bloco parlamentar PMDB-PP, fazer a indicação do nome do Senador Almeida Lima como candidato a presidente designado que fora pela bancada do PMDB no Senado Federal, não havendo nenhum outro nome para concorrer ao mesmo cargo. Embora o clima político fosse de entendimento acerca do nome do senador sergipano, o deputado Cláudio Cajado-DEM/BA, antes da votação, pediu esclarecimento à mesa sobre o fato divulgado pela imprensa de que o senador estaria impedido de assumir a presidência sob a alegação de que teria sido membro da mesma comissão no ano anterior, o que é proibido pelo regimento da casa, cujo esclarecimento dado foi pela negativa do fato.

De Sergipe, com direito a voto, esteve presente o deputado Jerônimo Reis que se congratulou com o senador Almeida Lima, enquanto que o deputado Jackson Barreto, que se fazia acompanhar do ex-deputado estadual Mundinho da Comase, preferiu ficar do lado de fora do plenário observando a discussão, retirando-se do local tão logo os membros da comissão se convenceram da possibilidade do Senador Almeida Lima ser eleito.