Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Pacotão de dúvidas: IE8, falhas no teclado de notebook e problemas com HD

26/3/2009

Caderno Informática

Colunista responde às dúvidas de tecnologia escrita pelos leitores.

Hoje respondo às dúvidas deixadas pelos leitores nos comentários de colunas anteriores. Vamos começar por questões sobre o Internet Explorer 8, tema da coluna de terça-feira (24) - leia a coluna “Veja se vale a pena instalar o novo navegador Internet Explorer”.

 
Muitos leitores se queixaram de problemas com acesso a bancos pela internet usando o IE8. Tenho uma visão clara sobre este assunto: as empresas de segurança, responsáveis pela criação dos aplicativos de segurança que são instalados para o acesso ao banco precisam de algum tempo para personalizar seus aplicativos às novas versões dos navegadores.

 
Existe uma série enorme de variáveis a serem consideradas e pesquisadas para garantir ao menos o mesmo nível de segurança dos aplicativos usados nos navegadores antigos.

Recordo que no lançamento do Firefox 3 também foram necessários alguns dias para termos acesso total aos bancos pelo navegador. Portanto, recomendo as pessoas fazerem uso de outros meios para acesso a seus bancos, como por exemplo instalando outro navegador na máquina, como o Firefox, Opera ou o Chrome.

 

>>>> Vale ou não vale?
Mas a grande questão não foi respondida claramente: Vale a pena ou não usar o IE8? Qual a sua recomendação entre os navegadores que estão aí?
Marcelo

Marcelo, realmente não há uma resposta direta para essa pergunta. Eu digo que, mais que valer a pena, é uma questão de necessidade a mudança gradual dos usuários para o IE8. Neste primeiro momento, não acho que todos devam instalar o IE8 não, pois nos próximos dias – talvez semanas – surgirão uma série de pequenos ajustes a serem feitos e logo a Microsoft irá liberar um novo release.

Este processo é natural no desenvolvimento de softwares, existe um período que costumamos chamar de estabilização, onde pequenas ações corretivas são necessárias.

Hoje, em minha opinião, o navegador que reúne as melhores características é o Firefox, prova disto é que sua adoção vem crescendo em bom ritmo desde o lançamento da versão 2. O Opera é um bom navegador, contudo não caiu no gosto do grande público. Mas isso é apenas minha opinião, não quer dizer que o Firefox seja o melhor de todos.

O importante é a pessoa usar uma ferramenta que atenda as suas necessidades, independente de marca, fabricante ou qualquer outra variável.

 

>>>> PC seguro para crianças
Olá, Fernando. Que programa você me indica para bloquear no computador das minhas filhas acesso a sites pornográficos? Obrigada.

Juliana Costa Gonçalves

Juliana, o Internet Explorer tem um aplicativo chamado Supervisor de Conteúdo que bloqueia o acesso a sites fora de uma lista por você estabelecida. Ele funciona assim: ao digitar uma URL que não é reconhecida, o Supervisor abre uma janela que pede ao usuário digitar uma senha. Caso esta senha não seja digitada, ele não permite acesso.

Você pode listar todos os endereços que suas filhas podem acessar. Porém esta ferramenta pode ser um pouco chata, pois acaba por bloquear a grande maioria dos sites e é necessário liberar um a um os que você permite suas filhas usarem.

Para ver como configurar, veja o tutorial no site oficial da Microsoft. Ele foi escrito para o IE6, contudo a seqüência e as telas são as mesmas no IE7 e IE8.

Agora vamos para outras dúvidas:

>>>> Duro na queda
Um HD danificado, após uma queda, existe alguma forma de recuperar os dados existentes nele?
Alex Nascimento Valeriano

Alex, em alguns casos é possível, sim. O ideal é não mexer no HD, ou seja, tentar por conta recuperar os dados. Existe uma série de empresas que fazem este tipo de trabalho. O custo é elevado, e geralmente você explica ao técnico exatamente o que precisa recuperar, pois os preços variam de acordo com o grau do dano e também pela quantidade de megabytes recuperados.

Para encontrar estas empresas, confira revistas ou jornais especializados em tecnologia, ou mesmo em mecanismos de busca. Recomendo sempre fazer uma pesquisa pelo nome da empresa acrescido da palavra reclamação para encontrar algum tipo de registro de reclamação da empresa encontrada.

>>>> N4mer6s n6 34gar das 3etras 

Olá! Meu nome é Telma e estou com um probleminha no meu teclado. Tenho um notebook Acer Aspire 4520 e, de uma hora pra outra, o teclado inverteu as atribuições da tecla Fn (em azul) e, agora, pra escrever normalmente, eu tenho que pressionar a bendita tecla junto com a referida letra, senão sai o caractere alternativo que justamente deveria aparecer usando a tecla. Sem apertar a tecla Fn meu texto fica assim: “f5ca t4d6 tr6cad6, 6s n´40er6s sae0 n6 34gar das 3etras”. O que eu posso fazer pra corrigir isto? Obrigado pela atenção.

Telma, na verdade você ativou o teclado numérico do notebook, que transforma algumas letras em números. Use a mesma tecla de função (Fn) e na seqüência pressione a tela Scroll [num lk], como mostra a imagem ao lado.

Aliás, essa é uma dúvida comum: já vi pelo menos outros quatro leitores perguntando a mesma coisa.

>>>> Formulário
Não estou conseguindo achar o botão do formulário no Word 2007. No Word 2003 ficava em Exibir -- Barra de Ferramentas -- Formulários.
Marcelo

Marcelo, esta funcionalidade agora está dentro da aba Desenvolvedor do Word 2007. Se ela não estiver disponível, Se a guia Desenvolvedor não estiver disponível, clique no botão do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opções do Word. Clique em Personalizar e, em seguida, marque a caixa de seleção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções.


Depois leia este artigo, que faz uma comparação de onde estão as funcionalidades no Word 2003 e 2007.

E você leitores, tem alguma dúvida? Sugestão de pauta? Use e abuse de área de comentários. Até terça-feira!

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia.


Fernando Panissi*
 Especial para o G1