Dicas de como evitar cair na malha fina da Receita Federal, de como reduzir os impostos a pagar e de como evitar atrasos na declaração do imposto de renda neste ano foram os principais assuntos do Almoço com Empresários, realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE – no Hotel Parque dos Coqueiros nesta sexta-feira, 27. Além de expor os principais pontos das mudanças no IR pessoa física para este ano os palestrantes e contadores Jadson Ricarte e Jorge Luiz responderam a diversas dúvidas dos empresários que participaram do evento.
Para os palestrantes é fundamental que o contribuinte faça um check list dos documentos necessários para preparar a declaração. Devem fazer parte destes documentos todos os rendimentos do período, os pagamentos efetuados, os investimentos e os bens. Eles chamam a atenção para a necessidade de não deixar a declaração para última hora, apesar do aumento em quatro horas no prazo para entrega dos documentos, bem como da necessidade de procurar um profissional responsável e competente para preparar a sua declaração.
Também foram dadas dicas sobre a retificação do imposto - que é permitida num prazo de até cinco anos -, sobre quem está obrigado a declarar, como pagar menos imposto com a venda ou aluguel de imóveis, entre outros temas questionados pelos empresários.
Entre as mudanças importantes para a declaração de pessoa física os palestrantes destacam a mudança no prazo para entrega da declaração, que passa das 20h do dia 30 de abril para a meia noite da mesma data. Eles lembraram que a partir deste ano, também deixa de ser obrigatório apresentar na declaração o número do recibo da declaração referente ao período anterior.
Segundo o vice-presidente da ACESE, Alexandre Porto, que coordenou as atividades do evento, o objetivo maior do evento foi alcançado uma vez que este tinha como meta abrir um espaço para que os associados pudessem tirar todas as dúvidas a respeito das inovações na declaração.
Gilmara Almeida