Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Secretaria detecta novos casos de dengue

3/4/2009

Só em março foram registrados 625 casos suspeitos, 397 a mais do que em fevereiro deste ano
 
Em relatório divulgado pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica nesta quinta-feira, 2, Sergipe contabilizou, de janeiro a março, 1.097 casos suspeitos de dengue. Desse total, 82 foram confirmados, o que representa um percentual de 7,47%.
 
A maior quantidade de notificações ocorreu em março: 625 casos suspeitos, 397 a mais que no mês anterior. Para a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, o aumento também se deve ao trabalho de busca ativa desenvolvido pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Estado. "Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais, nós montamos um grupo especial para ir até as localidades que não vinham fazendo os registros com a freqüência necessária", informou.
 
Ela destacou que, apesar desse aumento, a situação é bem diferente da verificada no mesmo período do ano passado, quando o Estado já tinha 4.673 casos notificados e cerca de 76% deles confirmados. "Neste ano, os registros feitos até agora estão dentro do esperado, uma vez que nos meses de março e abril é normal o crescimento dos casos, por conta do período climático que favorece a proliferação do mosquito transmissor [o Aedes aegypti]", esclarece a bióloga.
 
Sidney Sá  explicou ainda que a comparação entre o período atual e o ano passado ganha evidência quando observada a taxa de incidência da dengue. Atualmente, ela é de 4,06 casos por 100 mil habitantes, considerada baixa, segundo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Em 2008, com uma taxa de 233,72 por 100 mil habitantes, o estado já se encontrava numa situação de médio risco. "Tínhamos um quadro de uma provável epidemia, que viria se concretizar no mês seguinte", relata Sidney.

Fonte: ASN apud Infonet