Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Deputado quer Universidade Estadual em SE

2/4/2009

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) não abre mão da implantação de uma Universidade Estadual em Sergipe. No início do mês, o parlamentar utilizou a tribuna para conscientizar que é possível a realização desse projeto e não quer que o assunto caia no esquecimento. Para ele, o Estado de Sergipe está devendo isso à população e espera que o governador Marcelo Déda abrace a causa.

De acordo com o parlamentar, depois de que sua indicação foi apresentada em plenário, várias pessoas, inclusive da área da educação tem abraçado e ressaltam a importância da criação de uma universidade estadual. Professores da Universidade Federal estão nos dando força para lutar, informou.

Quando questionado sobre as condições do estado em manter a universidade, ele ressalta que outros estados do Nordeste possuem universidades públicas estaduais e são fundadas em  convênios com Ministério de Educação e Governo Federal. Eu não moro no pior estado do Brasil e nem no mais pobre. Sergipe preenche todos os requisitos para implantar e manter, explicou.

Para o deputado, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) vem prestando relevantes serviços para o Estado porém, não comporta a demanda e ainda há necessidade de uma oferta maior de vagas para o ensino superior oferecidas pelo poder público e o caminho é ir para a rede particular. A maioria dos jovens não tem como bancar sua formação acadêmica em uma universidade particular e fica privada de um acesso à universidade. A constituição garante ao cidadão direito a educação e entendo que vai do maternal até o terceiro grau, comenta.

O tema educação é um antigo namoro do deputado Antônio dos Santos. Em 1998, o parlamentar lançou na imprensa a proposta de Sergipe ter um curso pré-vestibular para a rede pública estadual. Hoje, essa ação é uma realidade e uma das mais conceituadas na educação em Sergipe. Quando lancei esse projeto causou até gargalhadas e brincadeiras. Mantive e provei que o estado tinha condição e o resultado está aí. Faremos o mesmo com o projeto da universidade pública estadual, concluiu.

FAXAJU