Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Crise econômica: Apae quase fecha as portas. Salários de colaboradores estão atrasados

3/4/2009

Moema Lopes, do Emsergipe.com

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) continua sofrendo com a crise econômica – 70 funcionários estão sem receber os salários desde janeiro -, mas não corre mais o risco de fechar as portas. Pelo menos é o que se espera através dos convênios que o órgão está firmando com as secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Saúde (SES).

”Fizemos uma reunião com o secretário da SEED para saber de que forma eles podem firmar uma parceria com a Apae. Ele demonstrou interesse, inclusive, vamos receber uma visita de representantes da Secretaria de Educação Especial nesta terça-feira, 24”, informou a coordenadora administrativa do órgão, Carla Christina Gonçalves dos Santos Tavares

Segundo ela, a SEED está estudando a possibilidade de ceder a mão de obra efetiva, ou de custeá-la. “Isso vai nos ajudar muito porque o nosso maior custo é com os funcionários. Já percebemos que há um interesse de fato por parte da SEED. Eles estão estudando as bases legais para firmar o convênio. E, com essa ajuda, a situação da Apae vai melhorar muito”, disse.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai custear os atendimentos ambulatoriais. “Apresentamos uma proposta para eles na última sexta-feira, 20, e eles sinalizaram com muita disposição. As portas estão se abrindo para a Apae, graças a Deus”, comemorou a coordenadora. Mesmo com os salários atrasados desde o mês de janeiro, os funcionários da Apae continuam exercendo suas atividades normalmente. “Eles compreendem a situação porque quem trabalha aqui é com o coração e pelo coração. Não abandonaram seus cargos e continuam vindo para cá. A gente também entende a situação deles, mas vamos conseguir superar a crise”, comentou Carla Christina.

Luta
Outra forma que a equipe da Apae encontrou para amenizar a crise financeira foi através da venda de ovos de Páscoa. “Estamos produzindo os ovos na Oficina de Cozinha Experimental. O pessoal está trabalhando”, disse ela, deixando o número de contato para os interessados em adquirir os ovos de Páscoa, ou em fazer qualquer doação: (79) – 3215-6057.

A Apae
A Apae tem 314 alunos na escola especial, núcleos profissionalizantes e oficina de marcenaria, artesanato, pinturas em tecidos e danças regionais. Isso fora as crianças com idades de zero a quatro anos que participam do projeto de estimulação precoce. Além da parte educacional, a instituição também presta serviços de saúde para os excepcionais assistidos, através dos consultórios odontológico, de fonoaudiologia, fisioterapia e setor ambulatorial.