O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Venâncio Fonseca (PP), acusou o presidente do Síntese, professor Joel Almeida, de não estar defendendo os professores e sim atendendo os “desejos” do governo do estado. Para Venâncio, o sindicalista não tem interesse em resolver os problemas dos professores. Ele afirmou que “Joel está mais para líder de Deda, que líder dos professores”, disse.
Enquanto Venâncio Fonseca concedia entrevista ao programa Liberdade sem Censura, na manha desta terça feira (14), Joel Almeida rebateu as acusações de Venâncio, dizendo que ele, Venâncio, é o político que faz o discurso da conveniencia. Para Joel, Venâncio é um “mentiroso”, um político que à época do governador João Alves, lutou contra os professores. Bastante exaltado, Joel afirmou por várias vezes, que o líder da oposição é um “mentiroso”.
Para Venâncio, o acordo feito entre o Sintese e o governo do estado, teve o aval de Joel Almeida. “Você sabia e você foi conivente com tudo. Você Joel, que não tem condições de contestar o governo”, disse.
Venâncio disse ainda que o sindicalista faz parte do governo do estado. Ele afirmou enquanto concedia entrevista, que Joel tem cargos e faz parte desse governo.
O debate entre Venâncio e Joel foi acirrado, tendo inclusive, o líder da oposição afirmando que Joel “quer tomar o cargo de Gualberto”, ou seja, assumir a liderança do governo na Assembléia.
Já Joel Almeida, acusou Venâncio de se manter ao lado do Síntese, enquanto os professores estavam em greve. Para Joel, enquanto os professores estavam em greve, o oposicionista recebia os professores de braços abertos. “Agora que já resolvemos o problema dos salários dos professores, e não há greve, o Venâncio virou as costas pra nós, já que agora não tem como ele fazer a sua política”, disse Joel.
Poder de barganha
Se as negociações feitas entre os professores e o governo do estado não foi totalmente satisfatório, isso deve-se ao “poder de barganha”, que cada classe tem. Joel disse que a Policia Militar, tem um maior poder de negociação, já que segundo ele, a população precisa mais de segurança, então eles, os PMs tiveram mais força para negociar.
Síntese e Governo
Ainda enquanto Joel concedia entrevista, uma professora da rede estadual, fez sua intervenção e chegou a afirmar que o “síntese se confunde com o governo”. Para ela, o Sintese está relacionado ao governo, por também ter em sua direção, integrantes do Partido dos Trabalhadores.
Munir Darrage/FaxAju
|