Nem sempre damos atenção a essa parte do corpo que suporta todo o nosso peso e nos leva pra lá e pra cá. Assim, veja como tratar muito bem dos seus, da hidratação à escolha correta do calçado
Eles funcionam como a base do corpo, por isso precisam estar firmes, fortes e saudáveis para suportar nosso peso, especialmente se está acima do recomendado. E, nesse caso, pode até ficar mais difícil seguir atitudes simples e corriqueiras, como enxugar muito bem entre os dedos ou aplicar um creme hidratante.
Se você sente essa dificuldade, procure ajuda de alguém próximo no dia-a-dia e de um profissional a cada 10 ou 15 dias. "Isso porque os fungos adoram ambientes úmidos, onde se proliferam rapidamente, levando ao surgimento de micoses nas unhas ou na pele (na extensão do dorso e da planta dos pés e entre os dedos)", explica Tatiany Kermessi, assistente de coordenação técnica, da Doctor Feet.
Para se proteger dessa contaminação, procure evitar a retirada excessiva da cutícula. "Quando isso acontece, a unha fica exposta e pode ser contaminada até pelo palito de madeira ou lixa utilizada. Infelizmente, nem todos os profissionais usam material descartável ou esterilizado", lamenta.
Calos, fissuras e rachaduras são distúrbios bastante comuns. A calosidade aparece por causa de atrito ou pressão constante. A maneira de andar e o calçado escolhido também podem influenciar. Assim como o excesso de peso, que sobrecarrega a base do corpo. "Para eliminar o problema, a podóloga realiza um desbastamento com um bisturi sem corte. Como não há vasos sangüíneos, nem sistema nervoso nessa região, não ocorre dor ou sangramento", diz Tatiany.
O aparecimento de rachaduras indica calosidade acentuada, que inibe o processo de transpiração e afeta a capacidade de auto-hidratação da pele. "Com isso, as células se afastam e surgem as fissuras. Ao recuperar a hidratação, elas se juntam novamente, sem deixar cicatriz", explica a especialista.
E fique sabendo: se a calosidade não for retirada corretamente (nem pense em passar a gilete sobre o local), ela bloqueia a absorção de qualquer produto hidratante e o problema não se resolve. Esse processo também está relacionado ao aumento do ressecamento dos pés durante o verão.
"Ao calçarmos chinelos ou sandálias, a transpiração, que ajuda na formação de um filme natural de proteção, evapora, deixando a pele desprotegida e ressecada.
Por Carmen Cagnoni
Fonte: Itodas
|