Carsale - O minicarro Cinquecento, que chega ao mercado nacional no início do mês que vem, importado da Polônia pela Fiat Automóveis do Brasil, será oferecido por aqui nas versões de acabamento Sport e Lounge, ambas equipadas com câmbio manual de seis marchas ou manual automatizado Dualogic. O motor é o mesmo para todos. Trata-se do 1.4 litro, de quatro cilindros e 16 válvulas, apto a entregar 100 cv (a 6.000 rpm) e 13,4 kgfm de torque (a 4.250 rpm). De acordo com informações da Fiat, com este bloco, o 500 é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 10,5 segundos. A velocidade máxima é de 182 km/h.
A versão de entrada Sport, com câmbio manual, já teve seu preço sugerido divulgado pelo fabricante: R$ 61,9 mil. Por este valor, o consumidor terá direito a uma ampla lista de equipamentos que inclui entre outros itens, sete airbags - frontal, laterais e tipo cortina duplos e um para a proteção dos joelhos do motorista -, freios a disco perfurado, na dianteira, e a disco sólido, na traseira, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e dispositivo eletrônico Hill Holder, cuja função é ativar o freio do automóvel em ladeiras, impedindo que ele se mova, além de controle eletrônico de estabilidade (ESP).
O pacote de itens de conveniência, por sua vez, oferece ar-condicionado, bancos revestidos parcialmente por tecido de cor cinza e couro preto, e bancos traseiros bipartidos (50/50), sistema Blue&Me, entrada USB, dispositivo Bluetooth para telefone celular e acionamento por comando de voz, chave keyless tipo canivete, computador de bordo, direção elétrica Dual Drive (com função Sport) e rádio com CD e MP3 player. E a lista não para por aí.
O Cinquecento 'básico' traz ainda trio elétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento e levantamento do vidro do motorista com função um toque. O volante tem regulagem de altura e vem revestido de couro, além de contar com comandos de acionamento do equipamento de áudio e telefone. Na versão topo de linha Lounge, além de todos os equipamentos disponíveis no Sport, alguns itens são diferenciados. O ar-condicionado, por exemplo, é automático e digital neste acabamento, que traz ainda teto de vidro fixo e bancos forrados com tecido em duas combinações de cores - preto e marfim ou azul e marfim, caso a carroceria do 500 seja na cor azul.
A parte externa do veículo é decorada com detalhes cromados nos pára-choques, nas guarnições dos vidros e na carcaça dos espelhos retrovisores externos. Por dentro, o carro é equipado com porta-objetos sob o assento do passageiro. No caso dos modelos equipados com câmbio Dualogic, o volante é forrado com couro e há hastes atrás para a troca de marchas, como ocorre no hatch médio Stilo.
O Cinquecento também contará com opções de pacotes de opcionais. São eles, o Pack Sport Full, para a versão Sport, e Pack Lounge Full, para a Lounge. Ambas vem com rodas de liga leve de 16 polegadas calçadas com pneus 195/45, teto Sky Wind e bancos revestidos de couro, com regulagem de altura e espelho retrovisor externo eletrocrômico.
O Cinquecento mede 3,54 metros de comprimento, 1,63 m, de largura, 1,49 m, de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. O porta-malas pode acomodar 185 litros de bagagens, mas pode ser ampliado para 550 l, com os bancos traseiros rebatidos. O carrinho pesa 930 quilos e tem capacidade de carga de 320 kg. O tanque de combustível tem 35 litros de capacidade total.
Fonte: Uol Carros
Caderno Automóveis no ClickSergipe