Veja como fica o calendário do vestibular das principais universidades do país com o adiamento do Enem 2009
7/10/2009
RIO - A alteração da data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem) para 5 e 6 de dezembro, anunciada nesta terça-feira, fez muitas universidades alterarem seus vestibulares. Algumas, no entanto, decidiram não usar a nota do exame.
Universidades que não vão usar a nota do Enem
UNICAMP
USP
PUC-CAMP
PUC-SP
PUC-MINAS
Universidades que mudaram a data do vestibular
UERJ
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro mudou a data da segunda fase do vestibular para o dia 13 de dezembro.
UNIOESTE
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná alterou a data de aplicação das provas da segunda fase do vestibular 2010, que seria realizada no dia 6 de dezembro para o dia 11 do mesmo mês. O restante do cronograma será mantido, tanto das datas de inscrição, quanto da primeira fase.
UEA
A Universidade do Estado do Amazonas mudou a data das provas para os dias 7 e 8 de dezembro. A UEA prevê divulgar o resultado final no dia 8 de fevereiro.
UEMS
A prova do vestibular 2010 da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi transferida para o dia 13 de dezembro. O concurso oferece 2.300 vagas, distribuídas em 15 unidades universitárias. Os interessados tem até o dia 16 de outubro para efetuar a inscrição feita exclusivamente pela internet.
FATEC
A Fatec confirmou nesta quarta-feira a mudança na data do vestibular 2010 da faculdade em decorrência da mudança da prova do Enem 2009, remarcada para os dias 5 e 6 de dezembro. Segundo informações da Centro Paula Souza, responsável pela realização do vestibular da Fatec, a prova que aconteceriam no dia 6 de dezembro, agora será aplicada apenas no dia 13 do mesmo mês.
UFC
A Universidade Federal do Ceará adiou a segunda etapa do vestibular 2010 para os dias 13 e 14 de dezembro, uma semana após a data inicialmente prevista.
UEPG
A Universidade Estadual de Ponta Grossa alterou a data de realização da prova do Processo Seletivo Seriado 2009 (PSS). Os testes, que estavam marcados para o dia 06 de dezembro, serão realizados no dia 20 do mesmo mês. A mudança ocorreu para as aplicações nas cidades de Apucarana, Castro, Curitiba, Guarapuava, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba.
UNB
As provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília foram alteradas de 5 e 6 de dezembro para 12 e 13 de dezembro.
UFC
As provas da Universidade Federal do Ceará serão nos dias 13 e 14 de dezembro.
UFS
Universidade Federal de Sergipe
UNEB
A Universidade Estadual da Bahia aplicará as provas nos dias 20 e 21 de dezembro.
UEAP
Na Universidade Estadual do Amapá a avaliação será no dia 13 de dezembro.
UEG
A Universidade Estadual de Goiás optou em aplicar a prova no dia 13 de dezembro.
UNESP
Universidade Estadual Paulista
FGV
Fundação Getulio Vargas
EEAR
Escola de Especialistas de Aeronáutica
UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão decidiu retificar seu calendário de provas do vestibular 2010. Com a mudança, a segunda fase que seria realizada em 6 de dezembro foi adiada para o dia 20 do mesmo mês.
UEPA
Universidade do Estado do Pará
SENAC SÃO PAULO
CEFET-PE
O Instituto Federal de Pernambuco, antigo Cefet-PE, retificou a data para realização das provas do vestibular 2010. Os candidatos aos cursos técnicos e superiores serão avaliados no dia 13 de dezembro.
UEMG
A realização das provas do vestibular 2010 da Universidade do Estado de Minas Gerais, foi alterado para o dia 28 de novembro.
Universidades que ainda não decidiram uma nova data para o vestibular
UFG
A Universidade Federal de Goiás vai decidir se a nota do Enem continuará sendo usada na primeira fase até o dia 15 deste mês.
UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora ainda estuda novas datas. A prova do Enem coincide com a da primeira fase.
UFSCAR
A Universidade Federal de São Carlos ainda não decidiu se há alteração na participação da nota do Enem no resultado do vestibular.
UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina vai decidir no dia 13 se altera a data do vestibular de 6, 7 e 8 de dezembro para 19, 20 e 21 de dezembro.
UFRJ
A Comissão de Vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro vai avaliar se altera a data da segunda fase.
Universidades cujos vestibulares não coincidem com o Enem
UFBA
As datas das provas da Universidade Federal da Bahia não serão alteradas. O Enem não coincide com as datas do vestibular. A nota do Enem substituiu o vestibular para alguns cursos.
UFMG
O calendário da Universidade Federal de Minas Gerais não será alterado. O Enem não coincide com a data do vestibular e não seria usado na nota.
UNIFESP
O calendário da Universidade Federal de São Paulo não vai sofrer alteração. O Enem não coincide com datas do vestibular e segue como forma de ingresso para 19 cursos e como primeira fase para outros sete.
UFMS
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul não vai alterar o calendário do vestibular. O Enem não coincide com nenhuma data do processo seletivo. O exame ainda vai substituir a primeira fase e decidir as vagas remanescentes.
UFPR
A Universidade Federal do Paraná manterá o calendário atual. O Enem não coincide com datas do vestibular e continuará valendo como 10% da nota.
UFPE
A Universidade Federal de Pernambuco também manterá o mesmo cronograma. O Enem não vai coincidir com as datas do vestibular e continuará substituindo a primeira fase.
UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul não vai alterar nenhuma data. O Enem não coincide com datas do vestibular e segue participando da nota.
PUC-RIO
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro manterá o calendário atual. O Enem não coincide com as datas do vestibular e continuará valendo com parte da nota.