De 18 a 25 de outubro de 2009, Aracaju será palco do maior campeonato de boxe da história do Brasil: o Campeonato Brasileiro Olímpico de Boxe, que reúne pela primeira vez três eventos num só. Trata-se do 64° Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Adulto, 7° Campeonato de Boxe Feminino e 2° Campeonato de Boxe Masculino Cadete, que acontecem no Constâncio Vieira.
Aracaju foi escolhida como sede do campeonato olímpico devido ao bom desempenho que a equipe de atletas do estado demonstrou ao longo das competições por todo o Brasil. Sergipe está muito bem representado lá fora e, apesar da pequena quantidade de atletas no boxe, a qualidade não deixa a desejar. Além dos atletas da velha guarda, entram na disputa os atletas do projeto ‘Sou do bem e adoto um atleta’, fundado por Valter Duarte, também presidente de Federação Sergipana de Boxe (FSB). Mas, os representantes do estado não são apenas aqueles que treinam em sua academia, Punhos de Ouro.
Para que o campeonato fosse realizado em Aracaju, a FSB recebeu o apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), que teve a sensibilidade de perceber a necessidade do boxe dentro do estado. Além disso, também contribuem para a realização do evento a Secretaria de Inclusão Social, o Corpo de Bombeiros, as Polícias Militar e Civil, a Setransp, a Emsetur, o Banese Card, a Funcaju, o Sesi, o 28° Batalhão de Caçadores, a Frisul, o Senac, o Hotel Jatobá, Multiserv, Allux Luminosos, Complexo B, América (SP), Academia Studium Danças e vários veículos de comunicação do país.
“Ao sediar um acontecimento deste porte, Sergipe mostra que tem condições técnicas de sediar qualquer outro evento do mesmo nível. Também o público tem se mostrado muito entusiasmado e esperançoso por bons resultados, quando me cumprimenta’’, afirma Valter. Segundo o organizador, o evento não é só esportivo, mas também beneficente, visto que os alimentos arrecadados serão doados para o citado projeto.
Quanto aos destaques do boxe, Valter prefere não citar nomes, pois acredita que todos são merecedores e vitoriosos. Um deles, Cícero Sebastião, que foi afetado por uma micose no pé, devido ao seu trabalho de catador de lixo, já tem sua presença confirmada. Afinal, mesmo com o problema no pé, recentemente, lutou e venceu em Salvador. “Minha expectativa em relação ao evento é a melhor possível. Nossos atletas têm muita chance de medalha e vão brilhar. E independente do resultado, todos devem sair do campeonato com a sensação de dever cumprido”, disse.
Projeto Sou do bem e adoto um atleta
Valter Duarte foi campeão norte-nordeste três vezes, campeão brasileiro quatro vezes, teve oportunidade de viajar por todo o país por causa do esporte, ganhou o cinturão pela Comissão Mundial de Boxe e atribui todo seu sucesso ao estado de Sergipe. Ele nasceu em Salvador, mas fez sua carreira e ascendeu no boxe em Aracaju.
Surgiu, então, o projeto, sem fins lucrativos, como forma de agradecimento a Sergipe, que acolheu Valter quando se mudou para cá. Valter decidiu dar o pouco que podia oferecer ao estado que tanto lhe deu. O projeto é realizado no bairro Santa Maria e atende a 750 crianças e adolescentes. Estes são tirados das ruas, dos lixões e do convívio com as drogas, principalmente com o crack, do qual o uso se expande no estado a cada dia. ‘‘Só vamos combater o crack criando craques em modalidades esportivas’’, defende Valter. Os jovens são levados para a academia para treinar, tendo a chance de se tornarem campeões, apenas com as obrigações de estudar e não brigar. O ‘Projeto Sou do bem e adoto um atleta’ não tem somente o objetivo de formar atletas, mas também cidadãos e hoje, colhe bons frutos, ao levar o boxe sergipano a todo o país.
Fonte: Empauta UFS.wordpress - Por Julie Melo
Caderno Esportes em Sergipe no ClickSergipe