Competição será realizada na pista que está em construção na Orla de Atalaia
Sergipe sediará pela segunda vez o Campeonato Brasil Nordeste de MotoCross. O evento ocorre nos dias 14 e 15 de novembro e pretende atrair a Sergipe até 250 pilotos de sete Estados do nordeste e de São Paulo. As competições ocorrerão na nova pista de MotoCross que o Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes, está construindo na Orla de Atalaia.
Juvenal Alves, presidente da Federação Sergipana de MotoCross, diz que o Estado está preparado em vários sentidos para receber o campeonato. “Sergipe é o único lugar no nordeste onde há um campeonato oficial. Além disso, temos crescido muito no esporte e essa pista que está sendo construída só vem a agregar, pois é a que possui melhor localização dentre as demais existentes no país”, diz.
Por ser uma competição localizada em um centro turístico, o público atraído também será diferencial. “Será um evento mais família e o impacto gerado na cidade será muito bom, principalmente na economia”, revela.
Estão previstas provas em sete categorias: 65 cc, 85 cc, 230 cc com motos de fabricação nacional, Força Livre Nacional, MX2 250 cc com motos importadas, MX1 450 cc com motos importadas e MX3 com motos de fabricação importada, para pilotos acima de 34 anos. O campeão nacional Rodrigo Lama, filho de Juvenal, participará pela primeira vez das provas.
Para assistir ao evento, será necessário apenas a doação de 1Kg de alimento não-perecível. No sábado, dia 14, pela manhã haverá o treino livre; à tarde, o treino oficial. No domingo, 15, pela manhã, há outro treino livre e à tarde as baterias.
Pista
Apesar de a inauguração da pista de MotoCross da orla estar prevista apenas para 15/12, um esquema especial será montado para a realização do campeonato. “A pista já estará pronta. O restante da estrutura já está garantida por parte dos organizadores do evento”, reforça o secretário de esportes Maurício Pimentel.
Entre os diferenciais da pista sergipana para as demais, ele cita principalmente a localização. “Além da arquitetura, ela é a única que já vem com um cartão postal”, afirma. O projeto foi concebido com o apoio da Federação, que pretende atrair novos adeptos ao esporte e trazer mais competições ao Estado.
“Vamos ter treinos semanais e promover cursos de pilotagem. Já em 2010 promoveremos um campeonato infantil e sediaremos a primeira etapa do campeonato brasileiro”, avisa Juvenal Alves.
Ainda segundo o secretário, a difusão da modalidade tanto na capital quanto no interior foi um dos motivos para a construção da pista, que custará aproximadamente R$ 200 mil. “Vimos que o MotoCross precisava de um incentivo, e até havia um apelo dos pilotos”, conta. Ele diz que há a possibilidade de o local levar o nome do campeão Rodrigo Lama.
Maurício completa afirmando que, juntamente com outras obras em andamento, até o próximo ano Sergipe será, em termos proporcionais, o Estado com a melhor infraestrutura de esportes no país. “Vamos lançar em breve a construção da pista de atletismo, fora as obras de reformas de estádios e construção de centros de treinamentos. Estamos trabalhando para que o esporte tenha toda a estrutura necessária para funcionar no Estado”, afirma.
Fonte: Infonet - Diógenes de Souza e Glauco Vinícius
Caderno Esportes em Sergipe no ClickSergipe