Após oito temporadas sendo uma das equipes que mais investiu dinheiro em seus carros e sem ter conseguido vitórias e disputa de títulos, a Toyota anunciou nesta quarta-feira a sua saída da Fórmula 1 durante uma entrevista coletiva. O principal motivo alegado pela montadora japonesa foi a situação econômica.
O diretor da equipe Toyota, Tadashi Yamashina, chora ao ser questionado sobre o futuro dos pilotos japoneses Kamui Kobayashi e Kazuki Nakajima na Fórmula 1, após anúncio da retirada da equipe
"A Toyota Motor Corporation (TMC) anuncia que pretende deixar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 no final da temporada 2009", disse um comunicado da montadora japonesa.
A escuderia japonesa terminou em quinto lugar no campeonato de construtores deste ano e não havia renovado os contratos de seus dois pilotos, o italiano Jarno Trulli e o alemão Timo Glock, para a próxima temporada, o que chegou a causar rumores de que ela tomaria o mesmo rumo que a também japonesa Honda escolheu no final da temporada 2008.
Havia dúvidas sobre o futuro da Toyota na categoria após a empresa ter registrado, em março, o seu primeiro prejuízo operacional. A montadora também teve o anúncio do fim de seu contrato de fornecimento de motores para a equipe Williams com um ano de antecedência pelo que era previsto em acordo.
Apesar disso, a escuderia chefiada por John Howett, vice-presidente da Associação das Equipes (Fota), havia assinado o pacto da concórdia neste ano com a FIA, firmando seu compromisso de seguir na Fórmula 1 até 2012. A Toyota chegou até mesmo a especular nomes de pilotos como o finlandês Kimi Räikkönen e Robert Kubica, além de cogitar a assinatura de um contrato com o novato japonês Kamui Kobayashi.
"Essa foi uma decisão difícil, mas finalmente inevitável. Desde o ano passado com os efeitos da crise econômica, lutamos bastante para continuarmos na Fórmula 1. Estamos saindo da F-1 completamente. Ofereço minhas desculpas aos muitos torcedores da Toyota por não termos sido capazes de alcançar os resultados que queríamos", afirmou o presidente da Toyota, Akio Toyoda em Tóquio.
Entre as temporadas de 2002 e 2009, a Toyota fez apenas três pole positions e teve 13 pódios. Passaram pela escuderia japonesa o piloto finlandês Mika Salo, o britânico Allan McNish, o francês Olivier Panis, os brasileiros Cristiano da Matta e Ricardo Zonta, os alemães Ralf Schumacher e Timo Glock, além do italiano Jarno Trulli e o japonês Kamui Kobayashi.
A saída da escuderia surpreendeu os japoneses Kamui Kobayashi e Kazuki Nakajima, formados pelo programa de pilotos da Toyota, que não têm por onde correr em 2010, o que comoveu o diretor Tadashi Yamashina durante o anúncio da saída.
Para a próxima temporada estão confirmadas 12 equipes, Ferrari, McLaren, Brawn GP, Williams, Renault, Red Bull, Toro Rosso, Force India, Lotus, USF1, Manor e Campos. Com as montadoras BMW e Toyota fora da categoria, a 13ª vaga deverá ficar com o espólio da equipe BMW, que foi adquirido pelo grupo de investidores Qadbak, que tentou uma mudança de regulamento na Fórmula 1 para ser a 14ª equipe, mas teve a negativa da Williams quando precisava de apoio unânime das escuderias.
Fonte: UOL
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