Por Conab
Mais de um milhão de litros de suco de laranja serão doados pela Conab a famílias pobres de 17 municípios sergipanos. A iniciativa faz parte do programa “Suco da Terra, Laranja da Gente”, resultado de uma parceria com o governo do estado e que prevê a doação sistemática do produto. O lançamento será neste sábado (9), a partir das 16h, na Praça de Eventos Amorzão, no município de Santa Luzia do Itanhy/SE.
O suco é fabricado por agricultores familiares de seis associações de Sergipe e serão comercializados com a Conab por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Formação de Estoque. No total, a Regional da estatal na Bahia/Sergipe vai investir quase R$ 1 milhão nesta operação.
De acordo com a superintendente da Conab, Rose Pondé, a medida vai ajudar tanto os citricultores locais, que assim garantem a comercialização do excedente do produto, quanto as famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Para os secretários Daniel Freire (Aquicultura em Santa Luzia do Itanhy/SE) e Jadson Costa Santos (Agricultura em Boquim/SE), a Conab tem também contribuído efetivamente para que a situação dos produtores familiares em relação à comercialização não se agrave. “A Companhia foi a única instituição que apoiou uma iniciativa concreta em relação à citricultura. A laranja é a segunda cultura mais importante na economia do estado. São mais de 1.200 famílias que vivem da plantação, colheita e comercialização da fruta”, destacaram.
Mônica Simões, com Simônica Capistrano/estagiária-BA