Com o objetivo de conscientizar as pessoas acerca da preservação e proteção do meio ambiente, aconteceu a Expedição Pedagógica do Cheirinho de Mato à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju - CARE, instituição que tem por finalidade organizar, capacitar e orientar os recicladores dentro dos princípios do cooperativismo e, desse modo, promover condições mais dignas de trabalho, geração de renda e melhoria na qualidade de vida, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
A visita técnica reuniu a turma do 4º ano “C” do Arqui Farolândia, sob a orientação de Neuza Mota Pinto (coordenadora pedagógica) e José Bezerra (coordenador ambiental), acompanhados pelos professores Sônia, Cristiane e Kleber.
Dentro de uma rica programação que incluiu dança e canto, a presidente da CARE, Vaneide Silva, aproveitou a oportunidade para fazer uma demonstração de como acontece a coleta seletiva, como devemos tratar os diferentes lixos e a importância da sua reciclagem, além da observação de como são processados o papel, o plástico, o metal e o vidro.
De acordo com o educador ambiental José Bezerra, a idéia de trabalhar com a reciclagem surgiu como uma maneira de despertar nos estudantes e na sociedade a responsabilidade ecológica. “Os alunos separam o metal, o plástico e o papel em casa e trazem para o Colégio, onde é armazenado e doado à CARE duas vezes por semana. Envolvemos toda a comunidade escolar na coleta e seleção do lixo e com esse material confeccionamos peças úteis ao nosso dia-a-dia como jarros para a produção de mudas”.
Todos os participantes vivenciaram o conceito de consumo consciente a partir de práticas cotidianas como a escolha, a utilização e o descarte dos produtos. “O objetivo é desenvolver nos alunos uma postura consciente frente às suas escolhas, tornando-os responsáveis e críticos em relação às práticas de consumo”, disse Neuza Mota.
A visita de estudo revelou-se educativa aos nossos alunos para a importância de ter no dia-a-dia uma atitude responsável, que vise à diminuição do impacto dos resíduos no ambiente, atitude que passa essencialmente pela adoção da "política dos 3R" - Reduzir, Reutilizar e Reciclar resíduos. Um futuro sustentável para as futuras gerações é um dever ético de todos nós.
Fonte: Site Arquidiocesano