Nesta terça-feira (12), no Auditório da Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), a Secretaria de Estado do Planejamento assina a Ordem de Serviço para que a empresa Engefoto, vencedora da licitação, dê início aos trabalhos de ampliação da base cartográfica do Estado.
Essa ampliação será para a área total do Estado de Sergipe, na escala 1:10.000, com curvas de nível de cinco em cinco metros para os municípios, assim como na escala 1:2.000 com curvas de nível de um em um metro para as áreas urbanizadas, visando o planejamento e a execução de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social.
Sirgas 2000
Sergipe será o primeiro Estado do Brasil a ter todo seu território mapeado no sistema de referência Sirgas 2000. O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas tem o objetivo de compatibilizar os sistemas geodésicos utilizados pelos países da América do Sul, promovendo a definição e estabelecimento de um referencial único com precisão compatível com a tecnologia atual de posicionamento.
Ordem do Mérito Cartográfico
Pela primeira vez, técnicos de Sergipe receberam prêmio da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (SBC). Foi concedido à Secretária de Estado do Planejamento de Sergipe, Lúcia Falcón, a comenda da Ordem do Mérito Cartográfico no Grau de Comendador. A Gerente de Informações Geográficas e Cartográficas da Seplan, a geógrafa Msc. Flávia Dantas Moreira, e o engenheiro cartógrafo, Msc. Paulo José Oliveira, professor da Universidade Federal de Sergipe e também consultor da Seplan, receberam a ordem do Mérito Cartográfico no grau de Cavaleiro.
A solenidade de outorga aconteceu no dia 6 de maio, no Rio de Janeiro.
Fonte: MundoGeo