Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS -, o programa ProJovem Adolescente é tema de encontro estadual na cidade de Aracaju, capital de Sergipe, a partir desta quarta-feira, 13. Com a presença da coordenadora da Secretaria Nacional de Assistência Social, Helena Ferreira de Lima, e demais representantes do Ministério, a capacitação contará com mesas temáticas, debates e oficinas, até a próxima sexta-feira, 15, a exemplo do que já tem acontecido em algumas capitais do País desde março deste ano.
O objetivo do encontro estadual é discutir a implementação do Ciclo II do ProJovem Adolescente, voltado para participação cidadã, qualificação profissional, inclusão digital, valorização de experiências diárias, entre outros pontos. Em 2008, durante o primeiro ciclo do programa, temas como vínculos familiares e comunitários fizeram parte dos debates.
Para a realização dessas capacitações, conforme previsto em convênio, o MDS repassa recursos ao Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - Congemas -, responsável pela infraestrutura dos eventos estaduais. Até junho de 2009, a expectativa é realizar 30 encontros e capacitar aproximadamente 4,3 mil pessoas, representando mais de 3,5 mil Municípios em todo o País.
MDS em números –
Para a execução de programas sociais em Sergipe, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome repassa, por ano, aproximadamente R$ 501 milhões. As ações nas áreas de transferência de renda, assistência social e segurança alimentar beneficiam 1,5 milhão de pessoas. O Bolsa Família, programa de transferência de renda coordenado pelo MDS, transfere mensalmente R$ 17 milhões para cerca de 186 mil famílias sergipanas.
Fonte: MDS