Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


Gripe suína no Brasil: governos e Anvisa monitoram casos suspeitos da doença

29/4/2009

SÃO PAULO - Subiu para 20 o número de pessoas monitoradas em oito estados do país com suspeita de terem contraído o vírus da gripe suína . Segundo o Ministério, essas pessoas são monitoradas por terem chegado de viagens ao exterior com sintomas da doença. Elas passaram por países onde já foram confirmados casos da gripe suína e apresentaram febre acima de 38 graus, dores de cabeça e muscular, coriza e dificuldade para respirar. No Brasil, há pessoas sendo monitoradas nos seguintes estados: Amazonas (3), Bahia (2), Minas Gerais (3), Pará (1), Paraná (4), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (2) e Santa Catarina (3). Dois casos registrados em São Paulo já foram descartados pelo Ministério da Saúde.


Na tarde desta terça-feira, duas pessoas foram internadas no Hospital de Doenças Tropicais de Goiânia com sintomas de gripe. Uma mulher de 29 anos anos e seu filho de cinco anos foram colocados no isolamento. O marido da mulher e pai da criança, que esteve no México há cerca de dez dias, também apresentava os sintomas de gripe, mas não foi internado porque se recuperou e não havia procurado nenhuma unidade de saúde. O que levou à internação foi o fato de um integrante da família ter passado pelo México. No Distrito Federal, uma mulher de 30 anos que teve contato com mexicanos durante um congresso está sendo monitorada. Os casos de Goiás e DF não foram incluídos nos números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta tarde.

Leia também: Em Santa Catarina, três pessoas da mesma família são monitoradas

Em todo o Brasil, 51 hospitais de referência foram mobilizados pelo Ministério da Saúde (MS) e secretarias municipais e estaduais para atender eventuais casos humanos de gripe suína no Brasil. Até agora, porém, nenhum dos casos suspeitos foi confirmado.

Veja os hospitais de referência para casos de gripe suína indicados pelo Ministério da Saúde
Os pacientes devem ficar internados até que exames descartem a gripe suína . Amostras e secreções foram coletadas e serão submetidas a exames, que estão sendo feitos na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio, e Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo.

Leia: Em SP, corrida desnecessária às farmácias para comprar remédios contra gripe

Os pacientes são mantidos isolados. Todas as roupas e lençóis usados serão queimados, assim como as roupas dos médicos. Os profissionais de saúde com acesso ao andar são especialistas em doenças contagiosas e usam máscara tipo "bico de pato", mais reforçadas. As roupas usadas por eles também serão queimadas.

Leia também : Alunas de Nova York infectadas pelo vírus contam como está sendo o tratamento

A taxa de letalidade da gripe suína gira em torno de 6% a 7%. Ou seja, a maioria das pessoas contagiadas não morrem. Os sintomas são parecidos com os da gripe comum, mas a característica mais marcante da gripe suína é a febre alta e súbita e a falta de ar que acomete o paciente. Como na gripe comum, os sintomas são também dores no corpo, na cabeça e tosse.

Em Salvador, um homem de 40 anos, procedente dos Estados Unidos, deu entrada no hospital Otávio Mangabeira com febre, tosse e dor de garganta . Segundo Maria de Fátima Sá Guirra, epidemiologista da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia, o homem é brasileiro, vive em Boston e tem parentes na capital baiana.

Um dos casos suspeitos do Rio de Janeiro é de uma mulher internada em isolamento no hospital Copa D'Or. O outro é também de uma mulher, de Volta Redonda, que está em casa, sem sintomas da doença.

Em São Paulo, a Secretaria de Saúde de São Paulo descartou dois casos suspeitos da doença. Eles não preencheram os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde para diagnóstico de gripe suína: febre repentina superior a 38 graus, acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, além de ter estado no México, no Canadá ou nos Estados Unidos nos últimos 10 dias.

Segundo a secretaria, um paciente porém continua internado no Hospital Emílio Ribas, o principal do estado para doenças infectocontagiosas, porque pode ter dengue.

 Em Vitória, Espírito Santo, 21 mexicanos que chegaram ao estado no último dia 25 para trabalhar num navio petroleiro na costa estão sob observação das autoridades sanitárias. Hospedados no Alice Hotel, no centro da capital, eles foram avaliados por uma equipe da Anvisa e estão sob os cuidados da Secretaria de Estado da Saúde. Nenhum deles apresentou sintomas de gripe. Segundo o coordenador da Anvisa no Estado, José Alberto de Andrade Reis, a empresa responsável pela contratação dos estrangeiros mantém os trabalhadores sob acompanhamento de um médico particular.

Além de bloqueios nos aeroportos, estão sendo monitorados também os portos brasileiros, com acompanhamento de tripulações de navios provenientes dos países que já tiveram confirmação de casos.

Em Belo Horizonte, as três pessoas com suspeita de gripe suína estão internadas em uma ala isolada de um hospital da cidade. Amostras de sangue vão ser analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e os resultados devem ficar prontos ainda nesta semana.

No fim da tarde desta segunda-feira, uma ambulância trouxe de um posto de saúde um homem que há dez dias chegou de Nova York com sintomas da gripe. Horas antes também foi internado um casal que chegou de Cancún, no litoral mexicano. Eles desembarcaram no Aeroporto de Confins e foram pra casa, mas, como não estavam passando bem, voltaram ao aeroporto, onde foram atendidos por agentes da Vigilância Sanitária.

Os pacientes estão em quartos separados. O Hospital das Clínicas é o único em Minas Gerais que tem um setor de isolamento respiratório para os casos de doenças contagiosas. A rotina no hospital mudou. Funcionários usaram máscaras e luvas para receber os pacientes.

 No Aeroporto de Confins, os voos internacionais que vêm dos Estados Unidos, Panamá e Portugal serão inspecionados.
Em Manaus, as pacientes são duas mulheres, passageiras de voos internacionais vindos de Miami e de Orlando, nos Estados Unidos, que desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. As duas apresentavam febre, mas apenas uma precisou ficar internada.

No Pará, a Secretaria do Estado da Saúde descartou um possível caso de gripe suína em passageira vinda dos Estados Unidos, que apresentou sintomas de gripe, como tosse e espirros, dentro do avião. Como medida preventiva, ela foi encaminhada para exame no Instituto Evandro Chagas, onde os médicos disseram que ela tinha apenas uma virose comum. O caso chegou a ser incluído na lista do Ministério da Saúde como suspeito da doença, mas teria sido descartado.

Hospitais em esquema de emergência
Em São Paulo, o plano de emergência contra a epidemia inclui oito hospitais, com 150 leitos . Destes, 60 possuem pressão negativa (em que o ar possivelmente contaminado não sai do local). Esses leitos especiais estão no Hospital das Clínicas de São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas e no Emílio Ribas. Os demais hospitais listados estão em Santos, no litoral, em Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior do estado.

No Emílio Ribas, o jovem de 24 anos que deu entrada no sábado continua internado. Os médicos aguardam o resultado de exames para saber que tipo de vírus tem o rapaz, que mora em Osasco, na Grande São Paulo, e esteve no México 13 dias atrás. Uma mulher chegou a ir ao hospital, mas não ficou internada e o diagnóstico teria sido de sinusite.

- É importante ressaltar que não existe, até o momento, qualquer evidência de circulação do agente causador da gripe suína no estado de São Paulo - afirma o secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata.

São Paulo tem os aeroportos com maior número de voos internacionais do país. O governador José Serra admitiu que a doença pode chegar ao Brasil.

- Tudo pode acontecer, mas até agora a situação está sob controle. O importante é a gente saber logo, porque a maneira de parar é saber quem está com o problema - explicou.

Em Santa Catarina, 20 hospitais, considerados referências, estão sendo preparados para atender pessoas vindas das regiões contaminadas pelo vírus causador da doença . Em Florianópolis serão duas as instituições, o Nereu Ramos e o Infantil Joana de Gusmão. Kits com máscaras e luvas começam a ser montados e encaminhados para os hospitais de referência. O plano é quase o mesmo do executado para o enfrentamento da pandemia da gripe aviária, em 2006.

- Nosso trabalho inicial consiste em monitorar as pessoas que chegam do México e Costa Oeste dos Estados Unidos e que apresentem os sintomas da gripe suína, especialmente febre alta (39 graus) - informa Luiz Antônio Silva, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado.

Em foco estão, principalmente, passageiros que chegarem de avião. Mas por via das dúvidas, técnicos das áreas da saúde estarão a partir desta terça-feira em portos e aeroportos do estado.

- Até podem chegar pacientes suspeitos em navios, mas nesse caso a viagem é mais longa e certamente o vírus já terá se manifestado - observa.

Na Bahia, onde foi registrado o 12º caso suspeito, o reforço no controle da gripe suína no Aeroporto de Salvador pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária começa nesta terça. O Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães recebe diariamente voos dos Estados Unidos, país que está em estado de emergência por causa da gripe suína. Por dia, cerca de 35 mil pessoas passam pelo Aeroporto de Salvador, mas até ontem não havia orientação sobre a doença. Apenas passageiros de voos internacionais estão recebendo folhetos explicativos, dentro dos aviões.


O Globo, Jornal Hoje, Globo Minas, Ibahia, Gazeta Online, ClicRBS, com agências internacionais

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

000331

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan