Aumento do número de professores proporcionará melhores investimentos em ensino, pesquisa e extensão
Em agosto de 2008, o Ministério da Educação (MEC) autorizou 388 vagas destinadas à docência para a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Destas, 205 já foram preenchidas ao longo de concursos realizados pela instituição e mais 183 docentes devem ser aprovados até o fim de 2009.
Para comemorar a chegada do novo corpo docente, no último dia 7 de abril foi realizada uma confraternização coletiva no auditório da Reitoria, onde os professores puderam saber um pouco mais sobre a instituição, conhecer a nova administração e os projetos a serem implantados nos próximos anos.
De acordo com o reitor da UFS, professor Josué Modesto, a chegada de novos profissionais é de grande importância para a casa. “Isso mostra o crescimento da Universidade não só como instituição de ensino, mas em suas funções interdisciplinares, uma vez que os docentes trazem consigo experiências alcançadas sob os mais variados aspectos. Fico feliz em poder participar deste momento tão importante”, diz Josué.
Para Teresa Lins, gerente de Recursos Humanos da UFS, o aumento do número de professores proporciona à universidade uma melhoria não apenas numérica no quadro docente, mas qualitativa. “Essas nomeações são extremamente significativas para qualquer universidade. Como para disputar as vagas, os profissionais devem possuir título de doutorado - ou mestrado em casos especiais -, a probabilidade de se conseguir bolsas de pesquisa e extensão é bem maior. É por isso que as grandes universidades têm um número maior de oferta de bolsas. Nosso papel não é a penas o ensino, mas uma tríade: ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, estamos evoluindo a cada dia”, explica Teresa.
Para atingir a cota autorizada pelo MEC, a UFS está com inscrições abertas para 43 vagas (ver site do GRH) e 60 inscrições em processo de concurso.
Mais informações através do 2105-6410 ou grh@ufs.br
Por Jéssica Vieira
Fonte: Portal UFS