UFS quer fortalecer pós-graduação em áreas estratégicas
O edital 70/2008 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem por objetivo a concessão de cotas de bolsas para cursos stricto sensu, resultou em sete bolsas de mestrado e uma de doutorado para a Universidade Federal de Sergipe. Cada bolsa de mestrado equivale a R$ 1.200 e a bolsa de doutorado R$ 1.800. Para o coordenador de pós-graduação Arie Blank, os estudantes de mestrado e doutorado precisam se dedicar, então a bolsa de estudos contribui como um estímulo para a dedicação de corpo e alma à ciência e à tecnologia.
A nível nacional, foram 894 bolsas concedidas a instituições de ensino superior, objetivando ampliar a formação de recursos humanos de alto nível e fortalecer a pós-graduação em áreas estratégicas. Blank ressalta que a porcentagem de bolsas concedidas à UFS em relação ao total equivale ao Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe: Parece um resultado inexpressivo, mas essa é a nossa realidade. Estamos dentro da média; o que seria inaceitável é ficarmos abaixo desse nível.
A Universidade Federal de Sergipe dispõe de 217 bolsas, distribuídas entre Coordenação de Aperfeiçoamente de Pessoal de Nível Superior - Capes (76 para mestrado e 24 para doutorado); CNPq (40 para mestrado e 8 para doutorado); Fundação de Apoio à Pesquisa e à inovação Tecnológica - Fapitec (33 para mestrado e 8 para doutorado); e quatro bolsas de doutorado oferecidas pela prórpia universidade.
A segunda chamada deste edital teve início no dia 30 de março e se estenderá até 15 de maio. Poderão apresentar propostas pesquisadores portadores de título de doutor, ou livre docentes, credenciados como orientadores em programas de pós-graduação e com experiência na formação de recursos humanos e na execução de pesquisa em pelo menos uma das temáticas apresentadas no edital.
FAX AJU