*** A deputada Suzana Azevedo lançou sua candidatura a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado – TCE. A parada é dura! Embora a vaga seja da Assembléia Legislativa, o governador Marcelo Déda pretende usar o mesmo expediente e impor sua vontade como fez na ultima eleição do Sebrae. Quando ganhou a eleição de Governador em 2006, muita gente achou que as antigas oligarquias haviam sido extintas. Até é possível! Só que extintas as oligarquias, Sergipe retrocedeu às Capitanias Hereditárias. A Prefeitura Municipal de Aracaju foi transformada num apêndice do Governo; as últimas eleições quis o destino fossem comandadas pelo probo e correto desembargador Cláudio Déda Chagas; o primeiro desembargador “sugerido” pelo Governador Marcelo Déda Chagas foi um seu cunhado; o caso das eleições do Sebrae foi cantado em prosa e verso e todos conhecemos o final. Agora, o Governador Marcelo Déda pretende fazer seu secretário de Governo, Clóvis Barbosa, o novo conselheiro do TCE. Pelo visto, só nos resta resignarmos e torce pelo sucesso das Capitanias Hereditárias dos Dédas. Amém!
*** Em Governos anteriores, foi criado em Sergipe o Pró-Mulher. Programa que no Governo de FHC, quando era Ministro da Saúde, o hoje governador de São Paulo, José Serra, virou referência nacional. Sergipe era exemplo para o País. A primeira Dama Maria do Carmo, autora da idéia passou a ser referencial. No último Governo João Alves Filho, o programa foi ampliado e não só as mulheres tiveram vez, os homens também, principalmente com direito ao exame PSA (aquele exame de próstata que excluía o constrangedor exame de toque no reto). Como uma das metas do Governo Barrichello das Mudanças é tentar apagar da memória dos sergipanos a figura de João Alves, o Pró-Mulher foi desativado. Agora, a cidade está cheia de outdoors anunciando o “BEM MULHER”, o apelido que botaram no programa anterior. Que me perdoem os marketeiros do Governo, mas “Bem Mulher” se adequa melhor em show de travesti e não em programa de saúde. Tenha dor!
*** Depois de praticamente dois anos e meio de Governo, foi inaugurado oficialmente o complexo penitenciário Advogado Jacinto Filho, que o Governo anterior já tinha construído pouco mais de 50%. A nova penitenciária abrigará 450 presos e será administrada por uma empresa terceirizada da Bahia, onde adquiriu know-how administrando algumas penitenciárias do Governo petista de Jacques Wagner, o que custará aos cofres públicos o preço de um milhão/mês. Se dividirmos o valor do custo do complexo de segurança máxima pelo número de “hóspedes”, chegaremos à conclusão de que um preso/marginal na penitenciária Jacinto Filho custa o dobro de um professor estadual se o Governador Marcelo Déda pagasse o piso nacional de R$ 950. Isto sem contar que, dos 140 funcionários, a maioria foi importado da Bahia. É o Governo de Todos contribuindo para superar a marolinha do Lula... dos baianos.
*** E por falar em penitenciária de Segurança Máxima e fuga de presos de delegacias, ainda no primeiro ano do Governo que está ai foi anunciado, com o estardalhaço que é comum, o gasto de 12 milhões para a construção e reforma de 11 delegacias. Como passado este tempo todo, nada aconteceu nem ninguém noticiou a inauguração de novas delegacias nem a revitalização das existentes, fica a pergunta que não quer calar: Gastaram o dinheiro em publicidade e as obras não foram executadas ou será que as obras estão em andamento no ritmo petista de governar? Perguntar não ofende...
*** O deputado Augusto Bezerra já tem 15 assinaturas pedindo um plebiscito para o povo decidir se o Governo do Estado deve ou não deve vender o Banese – Banco do Estado de Sergipe. Os deputados que dão sustentação ao Governo nem sonham em assinar a petição. Alegam que o Banco não será vendido conforme garantiu o Governador Marcelo Déda, portanto, não precisam de plebiscito. Se o Banese não será vendido, concordo que tanto faz ter ou não ter a consulta popular, mas ter não seria problema nenhum. Ou será que a historia da venda do Banese é igual àquele comício do Siqueira Campos quando o candidato ao Governo, Marcelo Déda, e o candidato a reeleição, Lula da Silva, garantiram ao povo/eleitores presentes que no Rio São Francisco só seria feita a transposição depois de revitalizado? E deu no que deu! Não só a transposição está sendo feita antes da revitalização, como ainda – segundo a imprensa noticiou – uma das empreiteiras super-faturou a obra, segundo denúncias da operação Castelo de Areia da Polícia Federal. Dá para acreditar neste povo? Agora andou circulando uma declaração de um diretor do Banco do Brasil de que o Banco não comprará mais instituições financeiras. Portanto, o Banese está salvo. Já que a medida não afetaria (?) o atual Governo, bem que os deputados situacionistas podiam aprovar a pretensão do deputado Augusto Bezerra. Assim, preveniria qualquer alopragem futura... ou alguma recaída. Pois não?
*** O Presidente Lula da Silva, o metalúrgico deslumbrado, convencido que não é branco e muito menos tem os olhos azuis, acha que é a cocada preta do momento e está a anunciar que o Brasil também irá dar dinheiro ao FMI. É a marolinha de Lula querendo fazer festa diante do tsunami dos brancos de olhos azuis. Para amenizar, declarou, na reunião do G-20 na Inglaterra, que se Barak Obama fosse a Bahia seria confundido como baiano. Nosso Presidente Lula precisa medir as palavras, ou ele é um racista incorrigível?
*** Todos os anos os preços são corrigidos por critérios diversos. Enquanto o aumento do funcionalismo público Estadual não chega, não custa nada nos deliciarmos com os aumentos que já estão em vigor:
1º - Vereadores Municipais de Aracaju - 56%
2º - Secretários Municipais de Aracaju - 56 %
3º - Deso - 12%
4º - Rodoviários Urbanos (grande Aracaju) - 7%
5 º - Mensalidade Colégios Particulares - 6,8%
6º - Remédios - 5,6%
7º - Funcionários da Prefeitura de Aracaju - 1%
*** Uma colunista, que não é escrivã da frota, publicou no último dia 3, em sua página de um matutino local, que os atletas vencedores do último Verão Sergipe até hoje, passados dois meses, ainda não receberam a grana há que tinham direito. Será que gastaram o dinheiro dos atletas com a Revista Contigo? Não acredito!!!