O serviço de pediatria nos hospitais públicos da capital não tem suprido a demanda existente. Faltam unidades com o atendimento especializado e o número de profissionais é insuficiente
O serviço de pediatria nos hospitais públicos de Aracaju não tem suprido a demanda existente. Faltam unidades com o atendimento especializado e o número de profissionais é insuficiente. Para discutir estes assuntos e tratar também da inauguração da urgência pediátrica do Hospital Santa Isabel e da reabertura da ala no Hospital Cirurgia, uma audiência foi realizada na manhã desta segunda-feira, 30, no Ministério Público Estadual (MPE).
Na rede estadual, apenas o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) oferece o serviço. Na rede municipal, somente o Hospital Nestor Piva está com a urgência em funcionamento, sendo que em alguns finais de semana, o atendimento é interrompido e na unidade da zona sul, o serviço foi fechado por falta de profissionais.
De acordo com a representante do Sindicato dos Médicos (Sindimed), Glória Tereza Lopes, existem cerca de 200 pediatras cadastrados no sindicato. O dado foi confirmado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), pela Dra. Tânia Maria de Andrade, presente na reunião. Ambas concordam que o número desses profissionais é insuficiente para atender a demanda atual, provocando o fechamento de algumas unidades hospitalares.
Mas a representante do CRM ressalta que este déficit está relacionado à baixa remuneração dos pediatras. Ela explica que com o aumento da procura, os médicos existentes têm optado por trabalhar em instituições cujo salário e condições de trabalho são melhores. Glória Tereza, do Sindimed, concorda com a informação e argumenta que como conseqüência, “faltam pediatras na rede pública”. E isto está relacionado aos baixos salários pagos pelos Governos e prefeituras.
Situação dos hospitais
A representante do Sindimed relembrou que a urgência pediátrica do Huse está lotada, criando a necessidade que outras unidades supram este excedente. Segundo ela, “o fluxo na Pediatria do Huse está semelhante ao atendimento no período da epidemia de dengue”. Ela explicou que isto ocorre em decorrência do elevado número de crianças com viroses, o que as obriga a permanecer no hospital por mais de 24 horas.
No hospital municipal da Zona Sul, 15 leitos pediátricos, dos 22 oferecidos inicialmente, estão disponíveis para atendimento. Além disso, o número de profissionais é reduzido. Na reunião, foi informado que a ala pediátrica do Hospital Santa Isabel será inaugurada na primeira quinzena de abril. Serão disponibilizados 43 leitos, tanto para atendimento particular como por meio do Sistema Único de Saúde.
Sobre a possibilidade de reabertura da ala do Hospital Cirurgia, foi remarcada uma nova reunião para o dia 27 de abril para tratar do assunto, bem como para reavaliar a situação da pediatria na capital sergipana. A audiência desta segunda-feira foi coordenada pela promotora Míriam Teresa Cardoso.
Por Valter Lima - INFONET