Jogada de mestre
Mais uma vez, de nada valeu o fato do governador Marcelo Déda ser do mesmo partido e comprade do presidente Lula da Silva. Pouco mais de 11 mil moradias serão construídas em Sergipe dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, através do qual o governo federal diz que pretende construir um milhão de habitações nos próximos dois anos. É certo que Sergipe é o menor estado do país, mas apenas 1,1% do total de um milhão de casas se configura como um “ato de caridade”. Por que não 50 mil, pelo menos?
Choradeira à parte, o programa habitacional lançado pelo presidente Lula foi aplaudido por uns, condenado por outros e criticados por outros tantos. Os que se derramaram em elogios incontidos foram logicamente os governistas, petistas e aliados. Também não foi novidade alguma a manifestação dos oposicionistas condenado o programa. Mas, o que causou surpresa foram as análises e avaliações de renomados arquitetos, urbanistas, ambientalistas e empresários da construção civil criticando o governo federal por não se preocupar com a infra-estrutura que os núcleos habitacionais devem ter, a exemplo de escolas, transporte coletivo, saneamento, postos de saúde e outras. Em outras palavras: um programa “a toque de caixa e repique de sino”.
Eleitoralmente falando, não é por acaso que o referido programa habitacional foi elaborado para beneficiar preferencialmente a classe média. Já que o PT e o presidente Lula acreditam que os votos da classe D já estão “amarados” com o Bolsa Família, chegou a vez de “conquistar” as classes B e C com crédito facilitado para a compra da casa própria. Tem tudo para dar certo essa nova estratégia eleitoral petista visando as eleições de 2010. “Eles” pensam grande.
Região Metropolitana
Os vereadores das câmaras municipais de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Maruim, Laranjeiras, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e Itaporanga D’Ájuda vão estar reunidos na capital sergipana no próximo dia 3. Esta será a primeira sessão da Câmara da Região Metropolitana, que pretende discutir em conjunto, os problemas que atingem os nove municípios que compõem a Grande Aracaju. De acordo com o presidente da Câmara de Aracaju, Emmanuel Nascimento (PT), o objetivo é desenvolver um trabalho conjunto e promover uma maior integração entre as ações da grande Aracaju, além de aproximar os vereadores da capital e do interior.
Vereadores presentes
Em pouco tempo de implantado pela Câmara Municipal de Aracaju, a presença dos vereadores nas sessões já está entre as notícias mais acessadas do site do Poder Legislativo da capital sergipana. Com a divulgação da lista, a população poderá acompanhar quem são os vereadores assíduos e os faltosos. Isso dá transparência à Casa, perante à população. Uma boa iniciativa.
Visão tenebrosa
Depois do anúncio de 1% de reajuste salarial para os servidores da prefeitura de Aracaju, alguém tem dúvida de que o governo do estado vai conceder o mesmo percentual aos seus funcionários? Se já são registradas inúmeras greves de servidores públicos estadual e municipal reivindicando aumentos de salário dez ou quinze vezes maiores do que 1%, o que acontecerá daqui para frente? Uma paralisação geral? Roga-se aos anjos do céu que isso não aconteça.
Recordar é viver
Que fim levou aquela gravação de uma conversa entre um assessor da secretaria de estado da Educação com um empresário sobre o pagamento de propina de 30%? E aquele terreno em Lagarto que o governo estadual comprou e que sofreu uma supervalorização de 4.000% no preço em apenas dois meses? Qual foi o valor que a secretaria de estado da Comunicação Social pagou pela impressão de quatro revistas coloridas? Quem deixou o cão “Pitoco” fugir do Palácio de Veraneio?
Soltando o verbo
Ninguém com juízo pode estar satisfeito. Não estou julgando ninguém, mas o partido não pode ficar a vida inteira parado para discutir sobre quem já foi expulso.
Governador Marcelo Déda, sobre o retorno do ex-tesoureiro Delúbio Soares ao PT.
Para reflexão:
“Os idiotas sabem o preço de tudo, mas não conhecem o valor de nada”. (Oscar Wilde)
BASTIDORES - GIOVANI ALLIEVI 27/03/09