Os eleitores brasileiros terão uma complicação a mais quando forem votar nas eleições do próximo ano. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que define os modelos das telas da urna eletrônica determina que depois da confirmação dos votos para cada cargo apareça uma tela com todos os votos e para que a votação seja concluída é preciso o eleitor confirmar.
As eleições de 2010 serão para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador (duas vagas), governador e presidente. Como em eleições anteriores, os candidatos a deputado estadual serão registrados com cinco dígitos; deputado federal, com quatro; senador com três; e governador e presidente com apenas dois dígitos cada um.
Nas votações para deputado estadual e deputado federal, ao digitar o número do candidato vai aparecer na tela da urna o número, o nome e a foto do candidato, além da sigla do partido ao qual pertence. Para senador aparecerá a indicação da vaga (primeira ou segunda), o número, o nome, a foto, a legenda partidária, os nomes e fotos do primeiro e do segundo suplente. Para governador e presidente vai aparecer a indicação do cargo, o número, nome, foto, sigla partidária, nome e foto do candidato a vice. No caso dos suplentes de senador e candidatos a vice as fotos são menores e são apresentadas abaixo da foto do candidato à titularidade do cargo.
Mudança
Em eleições passadas, após a escolha do candidato, para que o voto fosse registrado era necessário o eleitor apertar a tecla verde para confirmar o voto ou laranja para reiniciar. Em 2010 esse mesmo procedimento será exigido. No entanto, depois de registrar o último voto aparecerá na tela da urna a relação dos votos para cada cargo com o número e o nome do candidato para conferir. Para confirmar o eleitor deve apertar a tecla verde. Se observar algum engano poderá reiniciar.