Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


Propaganda nas prévias por um fio

24/3/2009

Plenário do TSE deve seguir voto do relator da consulta do PSDB sobre a chance de pré-candidatos do partido fazerem publicidade na mídia e, assim, rejeitar a divulgação em rádio, TV e internet

Mirella D’Elia
Da equipe do Correio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve proibir que os concorrentes que participarem das prévias do PSDB para a escolha do pré-candidato do partido à Presidência da República façam propaganda em rádio, TV e internet. O tribunal começou a julgar na semana passada uma consulta feita pelos tucanos para definir as regras do jogo e deve retomar a discussão hoje. Os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, são os nomes mais cotados.

A tendência entre os ministros é seguir o voto do relator da consulta, Felix Fischer, que já se posicionou na etapa inicial do julgamento. Segundo ele, o processo de divulgação tem que ser limitado ao âmbito interno do partido para que não haja risco de ferir a legislação eleitoral. A Lei das Eleições (9.504/95) prevê propaganda apenas a partir de 5 de julho do ano eleitoral. “A divulgação das prévias não pode se revestir de propaganda eleitoral antecipada”, destacou o ministro, na ocasião. Presidente do TSE, Carlos Ayres Britto foi cauteloso e preferiu não adiantar seu posicionamento, mas admitiu que a discussão sobre os limites da propaganda é importante. “Esse é o grande gargalo da questão”, comentou Ayres Britto.

Pelo voto do relator, a criação de páginas na internet fica proibida. Já a referência à data das prévias é liberada, desde que os nomes dos pré-candidatos não sejam citados. “A divulgação das prévias por meio de página na internet extrapola o limite interno do partido e, por conseguinte, compromete a fiscalização pela Justiça Eleitoral do seu alcance. Contudo, a mera divulgação da data das prévias, sem referência aos pré-candidatos, não compromete essa restrição”, citou Fischer. Pelo entendimento do ministro, matérias pagas em jornais também não poderão ser feitas. Os concorrentes poderão mandar e-mails ou cartas, mas apenas para os filiados, e também usar faixas e cartazes e distribuir panfletos, desde que em local próximo à escolha do pré-candidato.

Data
Uma das questões que deverá ser discutida pelos ministros na retomada do julgamento é a definição da data das prévias. No voto, Fischer lembrou que a legislação eleitoral fixa apenas o prazo final para isso, 30 de junho de 2010. Foi justamente durante esse ponto do debate que o ministro Eros Grau pediu vista da consulta, por sugestão de Ricardo Lewandowski.

Os tucanos aguardam apenas a decisão do TSE para dar continuidade ao processo de preparação das prévias. “Quanto a isso (necessidade de fazer as prévias), não resta dúvida. Mas não existe uma definição de qual modelo utilizar. Depois da decisão do TSE vamos partir para as próximas fases: a regulamentação e o cadastramento de filiados. A data é um dos detalhes que não discutimos, pois ficaria uma conversa muito teórica”, disse o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), um dos integrantes da comissão designada para estudar o assunto.
A divulgação das prévias por meio de página na internet extrapola o limite interno do partido e, por conseguinte, compromete a fiscalização

Felix Fischer, ministro do TSE

Leia: as perguntas feitas pelo PSDB sobre as prévias
PP próximo da candidatura de Aécio


CORREIO BRAZILIENSE

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

000417

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan