O Globo
ARACAJU, SÃO PAULO - Uma corrida com mais de mil atletas comemora nesta terça-feira os 154 anos de Aracaju, capital de Sergipe. Vários atletas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal participam. Entre as estrelas estão Frank Caldeira, 3º lugar este ano na Meia Maratona de São Paulo; Sueli Aparecida, 4ª colocada no ranking brasileiro de corridas de rua; e Everton Luduvice de Morais, o 'Ligeirinho', 2º lugar do continente sul americano na Maratona de Mumbai, na Índia.
Uma das primeiras cidades projetadas do país, Aracaju nasceu em 1855 por razão econômica, por conta da expansão do plantio de cana-de-açúcar e da necessidade de um porto . A antiga capital sergipana era São Cristóvão.
O projeto desafiou a engenharia da época, pois a cidade surgiu numa área onde predominavam pântanos e charcos. A Praça do Palácio, atual Praça Fausto Cardoso, foi o ponto de partida para o crescimento da cidade, pois todas as ruas foram ordenadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para terminar no Rio Sergipe.
As cidades brasileiras formadas antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais.
Na época do Brasil colônia, a área era um caldeirão onde índios, franceses e negros brigavam contra o domínio português.
O local onde hoje se encontra Aracaju era a residência oficial do temível cacique Serigy, que acabou derrotado e morto em 1590, ao lado de seu irmão Siriri. Foi Cristóvão Barros, o responsável pelo ataque, que fundou a cidade de São Cristóvão, surgindo então a capitania de Sergipe.
FONTE: Emsergipe.com, O Globo