Garibalde disse que o projeto de lei, aprovado por maioria na Assembleia Legislativa, garantiu aos portadores de deficiência visual o direito de receber contas de água, luz e telefone em Braille.
A operadora OI de telefonia fixa e móvel destacou a importância do projeto de lei, de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), que assegura aos portadores de deficiência visual receber boletos de pagamento de serviços público de telefone, energia elétrica e água confeccionados no sistema Braille.
Garibalde disse que o projeto de lei, aprovado por maioria na Assembleia Legislativa, garantiu aos portadores de deficiência visual o direito de receber contas de água, luz e telefone em Braille.
“As concessionárias e permissionárias deverão divulgar permanentemente aos usuários, através de meios próprios adequados à sua deficiência visual a disponibilidade do serviço. O portador de deficiência visual deverá efetuar a solicitação junto à empresa prestadora do serviço, onde será feito seu cadastramento”, explicou o parlamentar, citando trechos da lei.
A diretora Miriam Nunes, da operadora OI, parabenizou o deputado pela autoria da lei e informava que a lei estava sendo cumprida desde o mês passado (OI Móvel). “Os protótipos da conta em Braille foram avaliados por representantes do Instituto Benjamin Cosntant e do Instituto São Rafael de Belo Horizonte, centros de referência sobre deficiência visual no Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente”.
Ainda na correspondência, a OI afirma que as contas de telefonia fixa já eram emitidas desde maio passado em Braille. “Agora os clientes portadores de deficiência visual já podem solicitar o recebimento de suas contas do OI Móvel em Braille. Além de Sergipe, o serviço está sendo disponibilizado em todos os Estados de atuação da operadora (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Roraima, Amapá e São Paulo”.
O parlamentar disse que esperava que as demais companhias concessionárias de serviços públicos de Sergipe adotassem a mesma postura da operadora OI, disponibilizando as contas em Braille.
fonte: http://www.garibalde.com.br