Portal Terra
Moritos Matos (PDT) usa o acessório há 15 anos após ter tido uma "graça alcançada"
Por nove votos a quatro, vereadores de Aracaju (SE) proibiram nesta quarta-feira que o colega Moritos Matos (PDT) usasse uma bandana nas sessões da Câmara Municipal. O acessório é utilizado pelo parlamentar há 15 anos, após ter tido uma "graça alcançada".
Católico há 26 anos e no primeiro mandato político, Matos lamenta a decisão dos colegas. "É difícil tudo isso. Esperava que os vereadores compreendessem e respeitassem o uso da bandana que para mim é um compromisso com Deus", justifica Matos.
Na sessão de hoje, vereadores apreciaram a proposta de alteração no regimento da Casa, que prevê para os vereadores homens apenas o uso de terno, gravata, camisa e sapatos. A bandana, por ser considerada acessório, não é permitida como vestimenta.
Como argumento de defesa, o vereador diz que usa a bandana muito antes de entrar na política. Ele também ressaltou que o importante não é a imagem exterior, mas o trabalho a ser realizado em prol da população.
O vereador Valdir Santos (PCdoB) foi um dos nove que votaram contra o uso da bandana. Para ele, o risco era abrir precedentes para extravagâncias no Plenário, uma vez que havia candidatos na cidade, na última eleição, que vestiam roupas de personagens como Robin (parceiro do Batman) e até do Hulk.
Desde janeiro, o vereador Matos não participa das sessões. Ainda hoje, ele pretende se aconselhar com o arcebispo de Aracaju, dom José Palmeira Lessa, sobre a atitude a tomar. Se usar o acessório durante a sessão, ele pode sofrer processo por falta de decoro parlamentar e ter o mandato cassado.
Os internautas Glauco Vinícius e Valter Lima, de Aracaju (SE), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.
vc repórter: PORTAL TERRA