Diário de Natal
A transposição do Rio São Francisco foi o tema central do primeiro dia do encontro promovido pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembléia Legislativa. O extenso debate foi marcado por uma discussão acalorada entre o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), ex-ministro da Integração Nacional e responsável pelo projeto que está sendo tocado pelo governo federal, e o deputado estadual Augusto Bezerra, de Sergipe.
O deputado sergipano tentou rebater os dados apresentados por Ciro Gomes que, por sua vez, argumentou a inconsistência e até equívoco de números apresentados por ele. O deputado federal Ciro Gomes defendeu a viabilidade da integração da Bacia do São Francisco e sua importância para minimizar os efeitos da seca no semi-árido nordestino. ‘‘Este projeto, que vai beneficiar 12 milhões de pessoas, não vai acabar com a seca na região, mas não vai prejudicar nenhuma pessoa’’, assegurou Ciro Gomes. O nível da discussão entre o deputado federal Ciro Gomes e o deputado de Sergipe Augusto Bezerra chegou a tal ponto que este último deixou o local do debate.
As discussões contaram com as presenças do secretário de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho, que apresentou um balanço do andamento das obras e os investimentos realizados até o momento. Ele informou que a previsão é que até o ano de 2010 as obras do Eixo Leste já estejam concluídas. Esse eixo é o que beneficiará parte do sertão e das regiões agreste de Pernambuco e da Paraíba. Com relação ao Rio Grande do Norte, o secretário afirmou que as obras serão iniciadas em 2011, pelo Rio Piranhas, e a conclusão de toda a obra de transposição está prevista para 2012.
O encontro da Unale tem a participação de deputados estaduais de todo o Brasil, embora o foco seja nos parlamentares nordestinos. Estiveram presentes na abertura a governadora Wilma de Faria (PSB), o vice-governador e secretário estadual de Recursos Hídricos Iberê Ferreira de Souza (PSB) e o governador em exercício do Tocantins, Paulo Sidnei.
O presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria (PMN), abriu o encontro ressaltando a importância da transposição. ‘‘Com a transposição, haverá o aumento da oferta hídrica nos açudes de Santa Cruz e na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, hoje responsável pelo abastecimento da maior parte dos municípios da região do Apodi, Assu, Caicó, Ceará-Mirim e do Litoral Norte’’, disse.