Um grupo de 12 presos fugiu na madrugada de ontem da 3º Delegacia Metropolitana, no bairro Santo Antônio, zona norte da capital. O incidente ocorreu por volta das 2h, quando dois policiais estavam de plantão. Um deles ouviu barulhos vindos da carceragem e percebeu que a grade de uma das três celas tinha sido serrada. Um dos presos saiu e quebrou os cadeados de outra cela.
Os detentos escalaram o muro da área de banho de sol, usando lençóis entrelaçados que foram amarrados nas vigas de concreto, e em seguida escaparam pelos telhados de residências vizinhas, na Rua do Carmo. O barulho de telhas quebradas assustou os moradores, que chegaram a protestar contra a transferência da 3ª DM para o local, no ano passado. A sede definitiva, na Avenida Visconde de Maracaju, está sendo reformada.
Um reforço de policiais civis e militares fez buscas na região durante toda a madrugada, em busca dos foragidos. Um deles, Matheus Menezes Nunes, processado por crime de furto, se entregou à Delegacia Plantonista no final da manhã de ontem, após um contato de familiares com policiais da unidade. Os outros presos não foram encontrados até a noite de ontem.
Segundo o delegado adjunto André Luiz Gouveia, as serras e as barras de ferro usadas para abrir as celas foram jogadas de fora da delegacia para dentro da área de banho de sol, sendo que os presos conseguiram pegá-las. A suspeita confirmou-se quando um saco com objetos semelhantes foi encontrado no telhado, próximo à caixa d´água da delegacia. A situação foi atribuída ao problema da superlotação das delegacias sergipanas: a 3ª DM tinha, antes da fuga de ontem, 32 detentos em sua carceragem.
Confira a lista dos foragidos:
Anderson dos Santos Souza (Roubo)
Gilton Lima dos Santos (Roubo)
Gilvan dos Santos de Jesus (Violência doméstica)
Janderson Barreto Santos (Tráfico de drogas)
Wendel dos Santos (Tráfico de drogas)
Laércio Neves dos Santos (Roubo)
Ivanildo Conceição Vieira de Melo (Roubo)
Luiz Ricardo da Silva Santos (Roubo)
Rogério Nascimento dos Santos (Porte ilegal de arma)
Luiz Paulo Dutra da Silva (Mandado de prisão)
Wellington Bonfim dos Santos (Porte ilegal de arma)
Fonte: Jornal do Dia