A zona sul não será abastecida nestas terça e quarta-feira
A partir das zero horas desta terça-feira inicia o rodízio de abastecimento de água da Deso, em Aracaju. Para a distribuição, a capital e Grande Aracaju foram divididas em duas regiões. Ou seja, norte e sul. Cada uma vai ficar dois dias sem o abastecimento de água, enquanto a outra é abastecida durante esse mesmo período. O assessor de comunicação da Deso, Fernando Fontes, explica que a medida foi necessária por conta da baixa no volume de água no Rio Poxim, responsável pelo abastecimento das regiões.
“O Rio Poxim tem 2,6 metros de profundidade e houve uma baixa de 2 metros. Ou seja, está praticamente seco, com 0,60 centímetros de altura. A água está bastante barrenta e fica difícil fazer o tratamento. Por essa razão vamos usar o sistema do São Francisco e a única forma de atender essas regiões é fazendo o rodízio”, explicou, ao ressaltar que será necessário abastecer uma região durante dois dias porque existem partes altas, onde a água demora a chegar.
“A previsão é para que todos os pontos sejam atendidos e chegue água em todas as casas. Desde a semana passada estamos avisando a população”, disse. Fernando Fontes informou ainda que a normalidade da distribuição de água só será possível depois da recuperação do Rio Poxim, próximo à Itabaiana. “A recuperação dele depende das chuvas. Mas, procuramos saber e não há previsão de chuvas para os próximos 15 dias. E se chover nesse período não será o suficiente para voltar o abastecimento normal”, declarou o assessor.
Obras
Segundo ele, somente com as obras da barragem do Rio Poxim, que começou no ano passado e deve ficar pronta em 2010, e a da duplicação da adutora do São Francisco, que deve ser entregue também no próximo ano, é que a distribuição de água em Aracaju e Grande Aracaju será regularizada.
“A barragem do Rio Poxim vai reservar uma grande quantidade de água em períodos de chuva e garantir o nível de água do rio. Com isso, já não precisaremos de rodízio. Já a obra de duplicação da adutora do São Francisco vai salvar Aracaju em momentos como esse. Com as duas obras prontas, vamos dobrar o abastecimento de água em Sergipe”, afirmou Fernando Fontes.
Rodízio
Região Norte
13 de Julho, 18 do Forte, Alto da Jaqueira, Centro, Cidade Nova, Cirurgia, Coqueiral, Bugio, Getúlio Vargas, Industrial, Itacanema, Jardim Centenário, Japãozinho, Jetimana, Lamarão, Nova Liberdade, Olaria, Palestina, Pau Ferro, Pereira Lobo, Planalto, Ponta da Asa, Porto Dantas, Salgado Filho, Sanatório, Santo Antônio, Santos Dumont, São Carlos, São José, Sobrado, Soledade, Suíssa, Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova, José Conrado de Araújo, América, Costa e Silva, Novo Paraíso e Siqueira Campos.
A região Norte será abastecida nos dias 17/02, 18/02, 21/02, 22/02, 25/02, 26/02, 01/03, 02/03, 05/03, 06/03, 09/03, 10/03, 13/03, 14/03, 17/03 e 18/03.
Região Sul
Augusto Franco, Castelo Branco, D. Pedro II, DIA, Grageru, Inácio Barbosa, Jabotiana, Jardins, Jessé Pinto Freire, JK, Loteamento Gracia, Loteamento Tramandaí, Luzia, Médice, Orlando Dantas, Parque dos Coqueiros, Ponto Novo, Santa Lúcia, São Conrado, Sol Nascente, Conjunto Valadares, Marivan, Padre Pedro e Santa Maria.
A região Sul será abastecida nos dias 19/02, 20/02, 23/02, 24/02, 27/02, 28/02, 03/03, 04/03, 07/03, 08/03, 11/03, 12/03, 15/03 e 16/03.
A Deso informa que na ocorrência de chuvas o rodízio poderá ser cancelado e caso não haja chuva, o sistema poderá ser estendido.
Moema Lopes, do Emsergipe.com