Os prefeitos empossados no primeiro dia do ano tiveram um encontro com o presidente Lula. Dentre os itens da pauta de reivindicações e reclamações, os chefes do executivo municipais deram ênfase ao processo burocrático na liberação dos recursos do governo federal para as prefeituras. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios, somente cinco por cento das verbas, aproximadamente, chegam aos pleiteantes, principalmente, quando se trata de estado de calamidade, o que é para os prefeitos uma emergência.
Para o presidente Lula, que reconhece a burocracia, nem ele mesmo consegue acelerar. Já o ministro da integração nacional, Gedel Vieira Lima, acha impossível tramitar um processo de liberação de recursos para qualquer unidade da federação sem atender aos preceitos legais. O encontro tomou um foco universal, envolvendo toda classe política, já que interessa, especialmente, aos que estão em pleno exercício de seus mandatos. Aqui em Sergipe, o deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, avaliou como importante o encontro dos prefeitos com o presidente Lula, considerando que eventos desse porte, de alguma forma, estreitam o relacionamento com o chefe da nação.
O parlamentar disse ainda que acha justa e em tempo a reclamação dos prefeitos, quanto ao processo burocrático, lembrando que a base da pirâmide governamental é sempre mais cobrada pela população, por se encontrar mais próximo. Quanto à análise do ministro da integração, Garibalde entende que recurso público deve ter uma amarração do começo ao fim de sua aplicação, todavia, disse que “burocracia não significa lentidão”, principalmente, quando se tratar de calamidade.
Segundo o peemedebista é preciso encontrar um formato mais atual e ágil de processamento, fazendo com que os recursos cheguem aos prefeitos de forma direta, efetuando a seguir, também em tempo menor, a fiscalização da aplicação dos recursos, deixando os municípios já habilitados para outros recebimentos. Nada será feito num compasso de mágica, mas, pode ser melhor do que temos hoje. Finalizou.
Ferreira Filho