Diário de Pernambuco
O Festival do Teatro Brasileiro (FTB) inverte a ponte estabelecida ano passado e leva os artistas de Pernambuco à Bahia e Sergipe em 2009. As inscrições para o evento, que alcança sua sétima edição, estão abertas até 12 de janeiro. Podem participar pessoas jurídicas através de produtores e/ou grupos e companhias permanentes, com ou sem fins lucrativos, e de natureza cultural registrada. "Buscamos todas as linhas de trabalho possíveis dentro do teatro e da dança, pois nosso objetivo é formar um painel representativo dos mais diferentes segmentos de cada estado, ao longo das últimas décadas", avalia o coordenador do festival, Sergio Bacelar, da Alecrim Produções Artísticas, de Brasília.
Segundo ele, serão selecionados até 10 espetáculos, a depender da qualidade do material. Estas produções farão um circuito de apresentações na Bahia - nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Camaçari, de 30 de abril a 17 de maio - e em Sergipe - Aracaju, Itabaiana e Estância, de 4 a 24 de maio. "Nossa vontade é intensificaro intercâmbio dentro do Nordeste, conseguindo despertar o interesse dos governos federal, estadual e municipal, para ajudar na articulação", ressalta Sergio Bacelar.
Ele adianta que, para o segundo semestre, outra etapa do Festival do Teatro Brasileiro está agendada, levando grupos da Bahia para o Ceará e Maranhão. "Procuramos envolver as Secretarias de Educação, de Cultura, para que se forme uma teia de pessoas envolvidas no festival e nos leve a um resultado efetivo", detalha Bacelar, lembrando que, em 2008, a passagem da Cena Baiana por Pernambuco contabilizou 8,7 mil espectadores, sendo 2,4 mil jovens da rede pública de ensino. Outra conquista do festival são as oficinas de qualificação. Em Pernambuco foram sete delas, incluindo uma de confecção de instrumentos.
A curadoria do FTB é formada pelos críticos Sérgio Maggio, do Correio Braziliense, e Guilherme Filho. "A curadoria tem a liberdade de convidar espetáculos depois de finalizado o prazo de inscrições. Quem não tiver o DVD atualizado até 12 de janeiro, pode enviar a proposta até esta data e o DVD depois", detalha.
As propostas enviadas devem conter a descrição do espetáculo e seu registro, na íntegra, em vídeo, podendo o material ser editado. Também é necessário colocar a ficha técnica completa e as necessidades técnicas e logísticas. No Recife, pode ser entregue na Aponte Comunicação (Rua Afonso Batista, 96, Espinheiro - Cep: 52021-020). Quem optar pelos Correios (correspondência registrada com aviso de recebimento), deve encaminhar envelope lacrado para Sergio Bacelar - Alecrim Produções (Festival do Teatro Brasileiro - Cena Pernambucana) - Condomínio Ville de Montagne, qd 11, casa 25, Lago Sul, CEP: 71680-357, Brasília, Distrito Federal.