O Globo online
BRASÍLIA - A partir de quinta-feira, dia 8, a portabilidade numérica começa a ser implantada em mais quatro estados beneficiando 15 milhões de usuários de telefones móveis e fixos. O serviço será oferecido para os DDDs 18, em São Paulo; 51 e 55, no Rio Grande do Sul; 63 em Tocantins; 65 no Mato Grosso; e 92 e 97 no Amazonas. A portabilidade permite ao usuário levar o mesmo número telefônico quando muda de empresa, e é uma das formas de incentivar a competição no país.
No total, em janeiro será oferecida a portabilidade para 21 novos DDDs beneficiando 48 milhões de pessoas, incluindo as capitais Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Aracajú (SE), Boa Vista (RR) e Macapá (AP).
Em fevereiro estão previstos 11 DDDs, com mais 41 milhões de usuários atingindo o Rio, Brasília e Recife. E no início de março, na última etapa de implantação da portabilidade, mais de 36 milhões de usuários terão acesso ao serviço, em Belém (PA) e São Paulo (SP).
Mônica Tavares