Do G1, com informações do Bom Dia Brasil 29/12/08
Brasileiros apostam em simpatias para ter sorte em 2009.
Em Sergipe, comerciantes e compradores ensinam receitas.
Rituais são para quem procura dinheiro e emprego no ano que chega.
Um feliz 2009 é o que todo mundo quer. Começar o ano com o pé direito, conquistar um amor, ter fartura e muita prosperidade. Em Sergipe, vendedores e compradores de ervas e produtos tradicionais ensinam receitas para atrair sorte e trabalho no ano que chega.
São muitas as receitas. “Tomar banho de louro, com açúcar, é bom”, diz a aposentada Maria Eurides Monteiro
"Para a passagem de ano, nós comemos peixe, porque ele nada para frente. É para dar sucesso no futuro", conta a enfermeira Irene de La Costa.
É hora dos rituais que ajudam a renovar as esperanças. “Você junta três ervas e toma um banho de descarrego do pescoço para baixo", declara a vendedora Silvaneide Soares.
Mesmo em férias, a professora Regina Célia da Silva vai manter a tradição. "Todo ano, eu tenho uma simpatia diferente. Agora, em Aracaju, descobri que, tomando banho de arruda e sal grosso, vou garantir meu emprego para o ano que vem, com essa crise que nós estamos vivendo", afirma.
Em tempos de crise econômica, o desejo de garantir um emprego tem lotado os mercados de ervas e as lojas especializadas de Aracaju. A vendedora Maria Inês Santos fez as contas. De alho em alho, já vendeu cerca de R$ 2 mil.
Emprego não cai do céu, mas o banho de ervas promete. "Vou levar, porque fiquei desempregada e fiquei sabendo que, com esse dinheiro em penca, com certeza eu vou arranjar emprego no ano de 2009, com fé em Deus", afirma Cleide Macedo.
O recordista de vendas este ano é o “chama emprego”. "Todo mundo está com medo da crise e de perder o emprego. Aí, está tomando muito desse banho", conta o vendedor João Bosco.
Não há nenhuma comprovação científica de que elas funcionam, mas as simpatias se multiplicam nesta época do ano. “A época do réveillon, para a gente, que trabalha com esses produtos, é uma das épocas em que mais a gente vende”, declara o comerciante José Rito da Silva.
Pelo menos para esses mercadores de desejos, 2009 começa muito bem.