O abacaxi está se tornando uma boa fonte de renda para pequenos agricultores de Sergipe. A produção ainda é pequena, mas enche de orgulho quem cultiva a fruta.
O município de Aquidabã, região Norte de Sergipe, é o maior produtor de abacaxi do Estado, são 200 hectares de área plantada e quase 300 produtores.
Unaldo de Jesus plantou um hectare e espera colher 20 mil frutos. “A fruta está bonita. A gente espera o lucro para o trabalho”, afirmou o agricultor.
Apesar da aparente rusticidade, o abacaxi não resiste a temperaturas elevadas. Para proteger os frutos, os agricultores usam a técnica da amarração. Uma proteção feita com a própria palha da planta ou mesmo com folhas de jornal. A técnica é comum no plantio do abacaxi no Nordeste. Seu Josivaldo de Jesus não quis arriscar. Protegeu toda a lavoura.
“Eu trabalhei duas semanas para amarrar esse abacaxi. Foi pesado, mas é assim mesmo. Tem que proteger o abacaxi”, disse o agricultor.
A expectativa dos produtores é de colher cinco milhões de frutos, 50% a mais do que a safra colhida no ano passado. A perda foi causada pela ocorrência da fusariose, provocada pelo excesso de chuva e de umidade.
“Choveu muito em 2007. Já em 2008 teve pouca chuva o que ajudou a fruta a ter melhor qualidade”, afirmou o técnico agrícola Adelvan Monteiro.