Aconteceu na noite de ontem, 9, no auditório do Sebrae, a cerimônia de premiação do Desafio Sebrae 2008. A competição virtual contou com a participação de 309 equipes sergipanas que tiveram a oportunidade de administrar pelo computador uma empresa do ramo de calçados.
A Fanese se fez presente com o maior número de equipes, 10, aonde 5 da FANESE chegaram à final na seletiva estadual. A equipe campeã foi a TFCM, formada pelos alunos da FANESE (Luiz Fernando Carvalho Leite de Melo, Douglas Nascimento Silva, João Antônio Gonçalves Batista) e o aluno da UFS, Arthur Henrique. Os vencedores estaduais também ganharão mochilas para laptop e agendas personalizadas do Desafio Sebrae.
Ficamos surpresos com o resultado. Sabíamos que até tínhamos chance, mas quando o resultado saiu ficamos sem acreditar. Para esse reconhecimento, nós da equipe TFCM contamos com apoio de alguns professores da FANESE. Agora temos que nos preparar para semifinal que acontecerá no fim de outubro em Florianópolis, Santa Catarina, disse João Antônio Gonçalves Batista.
De acordo com o diretor administrativo financeiro do Sebrae, Paulo Eirado, esse Desafio é a integração de Sergipe a um projeto nacional. É o maior jogo de empreendedor do mundo. Enfatizou que essa é a 9ª edição e reuniu 84 mil estudantes de todo o território nacional, 1.400, sergipanos. O ano de 2008 bateu o recorde de participantes. As 9 realizações somam-se mais de 500 mil pessoas. Não fiquei surpreso com a vitória, pois a FANESE é uma instituição que a cada dia, não só por parte dos alunos, mas também dos professores, que registra sua marca com competência e agilidade, vem crescendo no cenário sergipano. É uma honra ter essa Instituição como parceira, que tem a frente o professor Ionaldo, disse.
O Sebrae ainda premiou o coordenador de Marketing da FANESE, Sérgio Araújo, pela terceira vez consecutiva, por seu desempenho em prol da competição. Eu acredito no Desafio Sebrae, por isso estimulo que os alunos participem. Receber pela terceira vez esse reconhecimento é conseqüência da divulgação da cultura do empreendedorismo da FANESE e também da grande participação dos alunos, frisou o coordenador.
Para o diretor geral da FANESE, Ionaldo Vieira Carvalho, o resultado não foi novidade porque a equipe da Instituição atua com responsabilidade e consciência. Com experiência de 39 anos na área educacional, Ionaldo atribuiu o prêmio ao fato de trabalhar com equipes determinadas e empenhadas no processo educacional. Em nossa Instituição existem na grade curricular atividades extras-classes, onde a exigência não é apenas de trabalhos fora da sala e sim a vivência, como foi o caso do Desafio Sebrae, parceira que inclusive faz parte de uma portaria interna da FANESE.
O diretor fez questão de ressaltar a sensibilidade da FANESE em incentivar os alunos a participarem de ações como essa. É motivo de satisfação e orgulho, estamos em clima de vitórias, primeiro o reconhecimento do MEC, agora o do Sebrae. A Fanese tem apenas 10 anos, mas já se mostra atrevida e vencendo grandes desafios. A cada conquista sabemos que somos reconhecidos e ganhamos credibilidade da sociedade e isso é muito importante para uma Instituição de ensino, só tenho a agradecer o desempenho das equipes participantes. Como reconhecimento fui condecorado com um prêmio do Sebrae pela nossa participação, o que nos engrandece e muito.
Fonte: Jornal do Dia - 13/10/2008