O Ministério da Educação (MEC) apresentou ontem, 8, o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), nova maneira de medir a qualidade dos cursos superiores do país. A avaliação foi feita em 78,8% das instituições do país e atribuiu notas de 1 a 5 para todas essas.
Para chegar ao índice, são levados em consideração conceitos para a graduação, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as chamadas ‘variáveis de insumo’, que consideram corpo docente (mensurando, por exemplo, o número de professores com doutorado), a infra-estrutura e o programa pedagógico. Além desses dados, também entra na média o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.
O resultado final, em valores contínuos, vão de 0 a 500. Em Sergipe, a Universidade Federal (UFS) e a Universidade Tiradentes receberam nota 3, e ICG contínuo 190 e 214, respectivamente. Já entre as faculdades do Estado, a Faculdade de Sergipe (Fase) e a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) obtiveram nota 3.
A Faculdade Atlântico (FA) e a Faculdade Pio Décimo tiraram 2 e as Faculdade Amadeus (Fama) e José Augusto Vieira ainda não tiveram as notas publicadas pelo MEC. As demais faculdades ainda não foram avaliadas. De acordo com a nova avaliação, as universidades federais obtiveram as melhores notas.
Confira abaixo a tabela com os ICGs das instituições de ensino superior que já foram pesquisadas:
Infonet Educação - Com informações da Agência Brasil - 09/09/2008