A Universidade Federal de Sergipe – UFS - está disponibilizando 3.639 vagas ociosas em 148 opções de cursos oferecidos pelos campi da instituição de ensino superior e cursos semipresenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB - de Educação a Distância. A Pró-Reitoria de Graduação – Prograd - informa que estaão abertas, no Departamento de Administração Acadêmica – DAA -, no período de 27 a 29 de outubro de 2009, as inscrições para transferência interna em cursos de graduação, com ingresso no primeiro período letivo de 2010.
Este ano o número para repor as vagas ociosas aumentou em mais de 876%, quando comparado com o último processo ocorrido em novembro de 2008, onde foram oferecidas 415 vagas. Ele representa quase 75% das 4910 vagas que disponíveis no vestibular deste ano. Este aumento deve-se a aprovação da regulamentação das novas normas do plano de reestruturação e expansão da UFS – Reuni -, que procura um melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes na instituição.
Para o Pró-Reitor de Graduação, Sandro Holanda, "este processo seletivo é importante por que propicia condições para a ampliação do acesso e permanência dos estudantes na UFS, além de permitir a mobilidade do estudante nos cursos de graduação da UFS".
Poderá se inscrever qualquer aluno que ainda não tenha se beneficiado de transferência interna, que esteja matriculado em algum curso de graduação da UFS e já tenha cursado um mínimo de 25% dos créditos em disciplinas obrigatórias do curso pretendido. Nessa primeira fase, a inscrição custa R$ 20 e poderá ser feita no DAA, apresentando o aluno cópia e original do RG.
ETAPAS DA SELEÇÃO
O processo seletivo compreenderá três etapas. Após essa primeira, referente à transferência interna em cursos de graduação, a Prograd divulgará um relatório onde constarão as mudanças de curso realizadas, destinando à segunda etapa as vagas ociosas remanescentes em cada um dos cursos, inclusive com as geradas em decorrência das transferências internas. Poderão participar dessa segunda etapa alunos de outras instituições de ensino superior que estiverem matriculados no mesmo curso e desejarem transferência para UFS.
As vagas que não forem preenchidas ao final da segunda etapa destinaram-se a reintegração de ex-alunos da UFS que desejam retornar ao mesmo curso, complementação de estudos para graduados que desejam fazer nova modalidade (licenciatura/bacharelado) do curso do qual possuem diploma e para aproveitamento para aqueles que desejam fazer outro curso superior.
Segundo Resolução do Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – Conepe - é declarada vaga ociosa aquela resultante do cancelamento do registro acadêmico de aluno de curso de graduação da UFS, ou pela retenção deste aluno além do tempo definido para duração padrão do seu curso.
O critério para o preenchimento das vagas será definido pelo maior escore obtido através do produto entre a média geral ponderada (MPG), o índice de regularidade (IR) e o número de créditos em disciplinas obrigatórias do curso pretendido já cursadas pelo aluno.
Fonte: Cinform
Caderno Cotidiano no ClickSergipe