Jackson se reúne com presidente da Assembléia Nacional da França
Jackson discute energia nuclear e visita do presidente do Irã ao Brasil
Dom Mário e Jackson discutem reabilitação de usuários de drogas
Jackson comemora acordo entre Brasil e a Santa Sé
Jackson consegue audiência pública em Brasília para discutir piso dos agentes de Saúde
O deputado federal Jackson Barreto (PMDB) conseguiu aprovar requerimento da sua autoria para ouvir em audiência pública os representantes sergipanos dos agentes de Saúde e combate às endemias na Comissão Especial que discute a PEC391-A/2009, do deputado Raimundo Matos, que define um piso salarial para as duas categorias. Na última quinta-feira, dia 22, Jackson reuniu os representantes dos agentes para discutir a situação da categoria.
Jackson iniciou a reunião comunicando que integra, como membro efetivo, a Comissão Especial que discute a PEC dos Agentes de Saúde e que pretendia obter com a categoria um diagnóstico dos seus problemas, para discutir a apresentação de emendas ao projeto. “Precisamos da vivência dos agentes e dos seus representantes para discutir propostas que melhorem as condições de trabalho destas duas importantes categorias”, disse o deputado federal.
Pisos
Um dos principais pontos das discussões foi sobre o piso salarial que cada município sergipano adotava. Os sindicalistas e representantes garantiram que a pior situação é a dos quase 1.200 trabalhadores do município Aracaju. Os agentes de saúde não recebem vale-transporte – mesmo tendo que andar até 7 km – e recebem um salário líquido de R$ 413,00. Já os agentes de combate às endemias, após os descontos, ficam com um salário mensal de apenas R$ 383,00.
Jackson se reúne com presidente da Assembléia Nacional da França
Como parte da programação do ano da França no Brasil, o deputado federal Jackson Barreto integrou um grupo de deputados membros da Comissão de Relações Exteriores que participou de uma reunião especial com o presidente da Assembléia Nacional da França.
Os brasileiros foram recebidos com um coquetel e trocaram idéias sobre a ampliação das relações entre o Brasil e a França, principalmente na área comercial. Segundo Jackson, na reunião predominou a opinião de que a relação entre os dois países nunca foi tão boa. “Não vivemos mais um momento de unilateralismo, integramos um ambiente de multirateralismo, por conta do reconhecimento ao grande momento que o país vive”, disse Jackson.
Jackson discute energia nuclear e visita do presidente do Irã ao Brasil
No último dia 21 o deputado Jackson Barreto teve uma agenda lotada de compromissos com autoridades internacionais. Ele almoçou com o embaixador do Irã, quando foi discutida a próxima visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil. O embaixador do Irã também anunciou que seu país está comprando 200 aviões da Embraer.
Juntamente com os deputados Nilson Mourão (PT/AC), Coubert Martins (PMDB/BA) e Chico Lopes (PCdoB/CE), todos membros titulares da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, Jackson participou de um almoço na residência do embaixador do Irã no Brasil. Na ocasião form discutidos detalhes sobre a próxima visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil.
O embaixador e os deputados também falaram sobre o estreitamento das relações comerciais entre o Brasil e o Irã, e discutiram medidas que possam aproximar os parlamentares brasileiros e os iranianos. Também foi tratado na reunião um tema tão polêmico quanto delicado: o uso pacífico da energia nuclear pelos dois países.
Dom Mário e Jackson discutem reabilitação de usuários de drogas
Esta semana o deputado federal Jackson Barreto se reuniu com o Bispo de Propriá, Dom Mario Rino Sivieri, para discutir e tentar viabilizar a construção de casas para o tratamento e reabilitação de usuários de drogas. Jackson compareceu acompanhado da sua assessora para orçamento e juntos analisaram a melhor maneira de levar recursos para a área.
Ao final da reunião Jackson assegurou ao Bispo que irá tentar destinar recursos, através de emendas ao Orçamento da União, em 2010, para a construção de um Centro de Tratamento na região do Sertão.
Dom Mário é um dos pioneiros em Sergipe na internação e reabilitação de usuários de drogas, criando o primeiro estabelecimento do gênero no Estado, no município de Lagarto, há vários anos.
Jackson comemora acordo entre Brasil e a Santa Sé
Na última quarta-feira, dia 21, o deputado federal Jackson Barreto foi o único sergipano a participar de um jantar de confraternização em comemoração a aprovação de um acordo entre o Estado brasileiro e a Santa Sé. O acordo havia sido assinado em novembro de 2008, pelo papa Bento XVI e o presidente Luís Inácio Lula da Silva, e só recentemente foi ratificado pelo congresso.
Jackson ressaltou que o tratado não muda o caráter laico do Estado brasileiro, mas cria e mantém uma série de acordos para atividades culturais e religiosas. JB foi convidado pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lourenzo Baldicelli, que é o equivalente ao embaixador da Santa Sé no país.