Pesquisadores querem descobrir por que ruídos emitidos pelas plataformas de petróleo em alto-mar no litoral de Sergipe estão atraindo visitantes pouco comuns na região. São baleias jubarte que fazem uma viagem desde as águas geladas da Antártida até a costa brasileira. As gigantes do mar buscam sossego para se reproduzir. De julho a novembro, de seis a dez mil baleias freqüentam o litoral da Bahia e, mais recentemente, o de Sergipe.
- Todos os grupos que observamos tinham filhotes. As baleias estão parindo na região - diz o biólogo Marcos Rossi.
No litoral de Sergipe, a área das plataformas de petróleo é um dos locais de ocorrência de baleias, o que chama a atenção dos pesquisadores. Eles querem saber de que maneira o ruído emitido pelas plataformas interfere no comportamento das baleias.
O som das plataformas é captado no fundo do mar. Para cada ruído, são anotadas frequência e intensidade. A pesquisa está no começo, mas biólogos já fizeram um importante registro:
- O som está na mesma faixa de frequência que a baleia escuta e produz som. De alguma maneira, isso interfere na comunicação. Não sabemos se é positivo ou negativo - explica o biólogo.
De concreto mesmo, há o espetáculo das baleias no mar a cada nova temporada.
Fonte: Bom Dia Brasil apud O Globo
Caderno Meio Ambiente no ClickSergipe