O vereador Dr. Gonzaga usou a tribuna, na manhã de hoje, dia 22, na Câmara Municipal, para alertar a sociedade sobre a Campanha de Recadastramento de Armas, para a regularização ou devolução de armas de fogo não registradas. "Este é um assunto de grande importância para a segurança pública de nossa cidade, em virtude do aumento constante da criminalidade e da violência que se alastra por todas as cidades do nosso país", advertiu o parlamentar.
O objetivo do recadastramento é saber quantas armas existem, a quem pertencem e o local onde elas se encontram. Todo cidadão que possuir arma de fogo em casa terá até o dia 31 de dezembro deste ano para fazer o recadastramento ou registro, se ainda não tiver feito, ou, se preferir, entregar a mesma à polícia.
"É importante ficar atento a este prazo, pois quem não fizer a regularização ficará na ilegalidade, e se for pego em situação irregular, poderá responder criminalmente, sujeito a pena de detenção de 1 a 3 anos e multa. E também porque os registros feitos anteriormente perderão a validade a partir de 2010", explica Dr. Gonzaga.
O vereador apresentou dados de um estudo realizado pela Subcomissão de Armas e Munições da Câmara dos Deputados e a ONG Viva Rio, no qual se estima que existam no País 17,6 milhões de armas de fogo em circulação, das quais 10,1 milhões estão em situação ilegal. Desse total, 6 milhões de armas seriam usadas pelo crime organizado e 4 milhões estariam em mãos de cidadãos comuns, mas sem registro. E apenas 2 milhões estão em poder da segurança pública, das forças armadas e dos profissionais de segurança privada.
"Infelizmente, o estudo não mostra uma estatística do Estado de Sergipe, pois segundo os coordenadores, o estado não colaborou com o levantamento realizado, deixando de fornecer informações e um posicionamento sobre o tipo de controle de armas realizado no estado, apesar de registrar elevados índices de violência", lamentou o vereador.
O vereador aproveitou para pedir o apoio dos colegas parlamentares, da imprensa e demais setores da sociedade, no sentido de conscientizar as pessoas sobre a importância do recadastramento como forma de evitar o crescimento do número de criminosos fortemente armados, aterrorizando os cidadãos de Aracaju e do país.
O registro ou recadastramento é gratuito e poderá ser feito na Polícia Federal ou nas agências Correios. Em Aracaju, as pessoas também poderão recadastrar a arma na loja Caça & Pesca, localizada próximo ao mercado municipal. Basta levar CPF, RG e os dados da arma, como número de série, marca, calibre, país de fabricação e o registro atual, se já o tiver.
Fonte: Universo Político
Caderno Cotidiano no ClickSergipe