De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo, 40% das cirurgias plásticas do nariz precisam ser refeitas para correção dos resultados indesejáveis. As pessoas procuram o cirurgião para deixar o nariz em harmonia com o rosto e o estilo de vida, além de corrigir desvios de septo, mas os objetivos não têm sido alcançados.
O cirurgião plástico Dr. Alan Landecker, especialista em rinoplastia pela University of Texas Southwestern (EUA) e autor do livro Cirurgia Plástica - Manual do Paciente, avalia que mais de 50% dos pacientes que o procuram em seu consultório, atualmente, desejam realizar uma segunda ou terceira cirurgia plástica no nariz, por problemas deixados por rinoplastias anteriores. Em sua avaliação, a técnica da rinoplastia estruturada, desenvolvida nos EUA a partir dos anos 90, oferece resultados mais previsíveis e consistentes tanto para rinoplastias primárias como para rinoplastias secundárias (consertos).
Na rinoplastia estruturada, a filosofia e sistematização operatória são diferentes. O objetivo é o de visualizar o esqueleto do nariz completamente, utilizando a abordagem aberta. O cirurgião esculpe as cartilagens e ossos de forma conservadora, precisa e simétrica, melhora a parte respiratória, tratando desvios de septo ou hipertrofia de cornetos simultaneamente à parte estética, e fortalece o esqueleto nasal remanescente. Isso é feito usando enxertos de cartilagem (retirada do septo, costela ou orelhas) na forma de vigas de sustentação invisíveis. Além disso, pontos de fixação são utilizados para reconstruir os ligamentos interrompidos durante a cirurgia. O resultado é uma estrutura nasal esculpida e fortalecida, que tem menos chance de ser distorcida pelo tecido de cicatrização e pelas forças respiratórias.
"Na América Latina, inclusive no Brasil, prevalece a utilização da técnica da rinoplastia redutora pela via fechada, um procedimento cirúrgico com quase 100 anos. Hoje em dia, para manter a forma e função do nariz, no longo prazo, as cartilagens do esqueleto de sustentação do nariz precisam resistir às forças exercidas pela respiração, pela contração do tecido de cicatrização após a cirurgia- por isso a necessidade do fortalecimento com enxertos e pontos de fixação. Estas são vantagens relevantes da rinoplastia estruturada", esclarece o cirurgião.
Fonte: Portal LIG SE
|