No próximo mês de abril a dupla sergipana Chiko Queiroga e Antônio Rogério viaja mais uma vez para levar a música e o nome de Sergipe para grandes eventos internacionais. Desta vez os artistas participarão do maior festival de jazz do mundo, o New Orleans Jazz e Heritage Festival nos Estados Unidos, onde se apresentarão no mesmo palco que nomes como Jaymes Taylor, Sting e Paul Simon, entre outros astros internacionais.
Trata-se de um evento de reconhecimento internacional que completa 40 anos nesta edição de 2009. A dupla leva consigo o percussionista Ton Toy, o baixista Emanoel Jorge e o grupo de percussão Lateiros Curupira, do Instituto Recriando. Todos artistas sergipanos. Após o Festival de Jazz, os artistas seguem para outros eventos cumprindo uma agenda internacional de 20 dias de apresentação da música sergipana em outras fronteiras.
Ainda nos EUA eles participam do Festival de Fiesta Latina e de outro festival nas ruas do Bairro Frech Quarter. No Alabama participam do Festival For All, de onde seguem para a Alexandria, onde também se apresentam em eventos musicais. "Em todos os eventos apresentaremos nosso trabalho, músicas de outros artistas sergipanos, como também de cantores brasileiros. Mas, o mais importante disso tudo é levar o nome e a arte do nosso Estado para outros mundos. Isso nos dá uma satisfação imensurável”, enfatiza Antônio Rogério.
A dupla participou pela primeira vez de eventos internacionais em 1999, quando se apresentou no Festival de Jazz da Universidade de Tulane, nos EUA. A dose se repetiu em 2000, e em 2001, os sergipanos foram convidados a se apresentarem no Circuito Oficial do New Orleans Jazz. De lá pra cá as viagens internacionais para participar do evento não pararam mais.
“Completamos dez anos de viagens mostrando a música sergipana fora do país, e é uma pena que não temos o reconhecimento, nem o apoio do poder público neste sentido. Anualmente vencemos desafios e vamos em busca do sonho, porque se formos esperar pelo poder público, o nosso trabalho fica parado”, desabafa o artista.
Para a dupla, as oportunidades de se apresentar e mostrar os talentos do nosso povo em outros países, de cantar com artistas internacionais e principalmente agora, de levar um grupo maior com eles, é motivo de orgulho para todos. “Nossos amigos e fãs reconhecem e até cobram o retorno desse sucesso. É gratificante e nos dá muito orgulho participar de eventos deste tipo, onde cantamos com Patrice Fisher, e tantos outros artistas internacionais”, comemora Antônio Rogério.
Discografia da dupla
1998 – Chiko Queiroga e Antônio Rogério – Ao Vivo
2001 – Folia de São João
2003 – Canta-SE
2004 – Cordas e Vocais
2005 – C’lariô – Vol. 1
2006 – C’lariô – Vol. 2
2008 – Coletânea Chiko Queiroga e Antônio Rogério – 10 Anos de Sucesso
2009 – Está sendo preparado CD e DVD Acompanhando o Sol como parte do Projeto Pixinguinha
Por Gilmara Almeida MTB/SE-764