RIO - O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou o Capem (Código de Autorregulamentação para a Prática do Email Marketing), formalizando a prática dessa modalidade de marketing e tornando-a mais profissional e eficiente.
- É a primeira vez que se cria uma separação clara entre publicidade via email e mensagens eletrônicas indesejadas (spams) - diz Jaime Wagner, conselheiro representante dos provedores de acesso e conteúdo da internet do comitê. - O código contribui para que as agências de publicidade criem departamentos de email marketing.
A regra principal do Capem estabelece que, para que uma pessoa receba anúncios de produtos ou serviços em sua caixa de email, o anunciante deve enviar mensagens prévias de comprovação de relações comerciais com o destinatário, deixando sempre visíveis duas opções de descadastramento do endereço eletrônico: um link e uma outra forma de comunicação com a empresa.
O código está sendo discutido desde maio de 2008 por diversas entidades do setor e usuários. O CGI.br calcula que as primeiras sanções já poderão ser aplicadas em 2010.
Fonte: O Globo apud Teletime
Caderno Tecnologia e Informática no ClickSergipe