Versão básica do pacote Office terá apenas Excel e Word com ferramentas limitadas e estará disponível apenas pré-instalada em PCs novos.
A Microsoft lançará uma versão do seu pacote corporativo Office 2010 para iniciantes chamada Starter, que terá apenas os softwares Excel e Word com funcionalidades básicas.
O Office 2010 Starter substitui o Microsoft Works e estará disponível apenas pré-instalado em computadores de mesa, notebooks e pequenos computadores portáteis - conhecidos também como netbooks - vendidos com as versões Vista ou 7 do sistema operacional Windows.
O novo pacote cobre funcionalidades básicas de ambos os softwares e é voltado ao usuário "que comprou um PC pela primeira vez e ainda não está familiarizado com a interface e os comandos do Office", explica o gerente de marketing e negócios de produtividade e colaboração da Microsoft Brasil, Eduardo Campos.
As versões limitadas de Word e Excel permitirão a reprodução, criação e edição de textos e planilhas, respectivamente, para tarefas básicas, como criar currículos, gerenciar o orçamento doméstico ou criar campanhas para mala direta, diz o executivo.
Ferramentas mais sofisticadas, como análises de dados com tabelas dinâmicas no Excel ou definição de notas de rodapé, bibliografia e tabelas ou acompanhamento de mudanças em documentos do Word não estão disponíveis no Office Starter 2010.
A iniciativa é a mais recente da Microsoft contra a pirataria de software e, segundo Eduardo, "ajudará a grande maioria dos usuários a ter uma versão original do Office".
O executivo adianta que testes serão realizados antes do lançamento do produto, sem detalhar o processo.
Assim como a nova versão do pacote corporativo, o Office Starter 2010 não tem data oficial para estrear - a Microsoft promete divulgar uma versão de testes do Office 2010 até o final do ano.
Por Guilherme Felitti, do IDG Now!
Caderno Tecnologia e Informática no ClickSergipe