O funcionamento do curso de medicina em Aracaju foi disputado por seis universidades brasileiras
Na manhã desta segunda-feira, 9, a Universidade Tiradentes (UNIT) anunciou o curso de medicina para o próximo vestibular de 2010. A portaria de número 1602 do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Superior enfatizou o fato da existência de apenas um curso de medicina no Estado de Sergipe.
O curso de medicina bacharelado vai funcionar com 50 vagas anuais no turno diurno. O coordenador do curso, Francisco Prado Reis, explica que a universidade vai contar com o regime de BPL.
“A preparação dos 55 professores para ministrar as aulas para o curso durou seis meses, mas esse projeto está sendo encaminhado há quatro anos. Os alunos vão poder ter aulas supervisionadas a partir do primeiro período vamos contar com o sistema de BPL em que clinicas, hospitais e postos de saúde serão utilizados. Além disso os nossos laboratórios estão prontos para atender todos os alunos”, afirma o professor doutor Francisco Prado.
O Reitor da universidade, Jouberto Uchôa de Mendonça, comemorou a determinação do novo curso e ressaltou que o curso de medicina vai melhorar a qualidade da saúde do Estado. “A universidade vai oferecer uma saúde de qualidade a população sergipana, estamos muito felizes com essa aprovação do MEC. Para atender todas as exigências do curso fizemos parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde, além de clinicas para que os alunos possam praticar desde o primeiro período”, disse.
O Senador Almeida Lima, também presente a solenidade de lançamento do curso falou sobre a importância da conquista da Universidade Tiradentes. “Este ganho não é somente para a Unit, mas para a população sergipana. Lutamos para trazer este curso para a Unit porque vimos a necessidade visto que em Sergipe existia apenas um curso de medicina”, enfatizou.
A Unit concorreu com as Universidades de Franca em São Paulo, Faculdade Integrado de Campo Mourão no Paraná, Faculdade Padrão em Goiânia, Faculdade São Tomaz de Aquino na Bahia, Centro Universitário de Várzea Grande no Mato Grosso e Centro Universitário do Norte em Manaus.
Fonte: Infonet - Kátia Susanna
|